Calçados

#VemPraMinas realizado em Nova Serrana impulsiona atração de investimentos para polo calçadista

Publicado

em

Em mais uma edição do programa, empresários conheceram as políticas de incentivo ao crescimento econômico do estado

Aconteceu nesta segunda-feira, dia 03 de fevereiro em Nova Serrana mais uma edição do #VemPraMinas, a ação realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), por meio da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior (Indi), e o Sindicato Intermunicipal das Indústrias de Calçados de Nova Serrana (Sindinova), tem o objetivo de fomentar a cadeia produtiva da indústria, atraindo novos fornecedores e aumentando, assim, a competitividade do polo.

Conforme informado, inúmeros representantes da indústria calçadista, fornecedores e prestadores de serviços especializados participaram da ação que aconteceu no auditório do Sindinova, e conheceram em detalhes os esforços do Governo para estimular novos negócios no estado, aumentando assim a geração de emprego e renda.

Na oportunidade foram debatidos assuntos como oportunidades de negócios, tratamento tributário e financiamento. Servidores da Sede, do Indi e da Secretaria de Fazenda (SEF) passaram o dia em Nova Serrana tirando dúvidas e mostrando por que Minas Gerais é um bom estado para se investir.

O evento contou com a presença do secretário-adjunto da Sede, Fernando Passalio, que na ocasião realizou a abertura do #VemPraMinas ao lado do presidente do Sindinova, Ronaldo Andrade Lacerda.

“Nova Serrana é um orgulho para Minas Gerais. Vocês construíram o futuro da cidade com muita garra e empreendedorismo. Queremos mostrar aos demais municípios a importância de se dedicarem às vocações regionais”, destacou Passalio.

O Sindinova realiza articulações entre o governo e as empresas calçadistas, o que tem trazido a conquista de inúmeros benefícios junto ao poder público.

“Quero agradecer ao Governo de Minas Gerais pela confiança nos empresários do polo calçadista. O #VemPraMinas representa um novo momento para a economia do município. Nosso papel tem gerado resultados positivos, estamos crescendo cada vez mais”, afirmou o presidente do sindicato, Ronaldo Lacerda.

Foi ainda debatido na ocasião o Tratamento Tributário Setorial para a cadeia de fornecedores. Ele pressupõe a concessão de diferimento do ICMS na compra de insumos ou uma redução percentual de recolhimento nas operações de venda dos produtos industrializados. O processo mostra, além do benefício fiscal, uma simplificação.

Simplificação

Outro tema amplamente discutido na oportunidade foi relacionado a instalar empresas em um estado cada vez mais dinâmico e empreendedor é o que tem chamado a atenção dos gestores. A diminuição da burocracia, a simplificação e a economia real de recurso e tempo têm sido itens determinantes para os novos negócios.

Ao final do #VemPraMinas – Polo Calçadista, resultados positivos já começaram a surgir. Cinco empresas procuraram a diretoria do Indi para tratar de oportunidades. Um empreendimento do Ceará e três de São Paulo já decidiram que Minas Gerais é o melhor lugar para desenvolver negócios e querem se instalar.

Além disso, uma empresa mineira, que emprega 1,2 mil funcionários e estava de mudança para a Bahia, repensou sua decisão com as estratégias e as soluções apresentadas durante o evento. “Hoje é um daqueles dias em que me orgulho de fazer diferente. Há décadas se fala da necessidade de agregar valor na cadeia produtiva e diversificar a economia. Nós estamos colocando isso em velocidade recorde”, destacou o diretor-presidente do Indi, Thiago Toscano.

Cenários atrativos

Segundo o Governo de Minas a estratégia para o desenvolvimento econômico foi a pauta de debate do primeiro painel do evento.

O subsecretário de Promoção de Investimentos e Cadeias Produtivas, Juliano Alves Pinto, enfatizou a importância da contribuição conjunta de todos os atores para o crescimento da economia.

“Precisamos atrair investimentos e abrir novos mercados e estamos nos esforçando de todas as maneiras para isso. O que mais se ouve dentro da secretaria é a palavra atendimento. Queremos conversar, entender o que os setores precisam e atuar nas soluções, seja com outras secretarias ou com o próprio Indi”, disse.

A competitividade de mercado e a oportunidade de exportação são alguns dos resultados obtidos na parceria entre a Sede e o Indi. Durante o painel, o diretor-presidente, Thiago Toscano, destacou que o Estado cria cenários atrativos para o investidor.

“O empresário tem confiança na atual gestão. Ver o avanço na atração de investimento, projetos saindo do papel, empresas tomando forma, produzindo, gerando emprego, é o que nos incentiva a seguir em frente”, afirmou.

Em 2019, Minas Gerais atraiu R$ 55,9 bilhões em investimentos. O valor representa o montante que empresas diversas executarão em curto e médio prazo. No ano passado, diferentes companhias entraram em implantação, investindo R$ 15,7 bilhões em no estado.

 

Tendência

Sair da versão mobile