Utilidade Pública

Veja passo a passo de como solicitar a nova carteira de identidade em Minas Gerais

Publicado

em

Imagem: Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul

Em Minas Gerais, a população já pode solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional (CNI). O documento estabelece, pela primeira vez, um padrão de emissão e modelo em todo o Brasil, com objetivo de evitar fraudes. Haverá, ainda, novos elementos de segurança, como QR Code e zona de leitura automatizada. Com informações de O Tempo.

O número do CPF passa a ser o número do registro nacional do brasileiro, isso significa que o cidadão continuará com o mesmo número de identificação em qualquer estado da Federação.

Confira o passo a passo de como solicitar a CNI:

É preciso levar certidão de nascimento ou casamento. O documento deve estar legível, sem rasgos, emendas ou rasuras que comprometam a originalidade do documento; um documento que conste o número do CPF da pessoa. Atenção: não mais necessário levar fotos 3×4. O registro é feito no próprio local, com exceção de crianças que não possam posar sem amparo de terceiros. Nesses casos, os responsáveis devem levar fotos com fundo branco.

A emissão da primeira via da nova Carteira de Identidade Nacional (CNI) e também das renovações é gratuita. Contudo, em caso de perda do documento, mesmo que por furto ou roubo, a população precisará de arcar com os custos da nova via. O valor estabelecido por cada nova emissão é de R$ 100,74.

A população terá um prazo até 28 de fevereiro de 2032 para se adequar ao novo modelo. Até lá, o RG atual segue válido.

Tendência

Sair da versão mobile