Economia

Veja os destaques nos municípios mineiros nesta semana

Publicado

em

Crédito: Adobe Stock

O DIÁRIO DO COMÉRCIO, em parceria com o Sindijori-MG, mantém um espaço de interação com os municípios mineiros através de seus veículos associados. A coluna Integra Minas é publicada às sextas-feiras e tem o objetivo de aproximar questões que impactam o ambiente econômico e empresarial do Estado em uma via de mão dupla, trazendo e levando informações criando uma rede que “Integra Minas”.

Pará de Minas será sede de projeto

Em breve, Pará de Minas será polo oficial do Projeto de Integração e Desenvolvimento Brasil/França. O programa tem como objetivo a formação cidadã e o avanço educacional de jovens atletas, e possibilitará a criação de um núcleo de desenvolvimento do handebol no município, com treinamento de jogadores e formação de técnicos. A parceria entre a Prefeitura de Pará de Minas, a Federação Mineira de Handebol, o Comitê de Integração e Desenvolvimento Brasil/França e o Clube Francês PAUC foi oficializada em 8 de maio, na Estação Cultural, durante a cerimônia de apresentação do projeto da academia francesa de Handebol. O Prefeito Elias Diniz ressaltou a importância desse projeto, que promoverá também a cultura e o turismo do município. (Jornal Diário – Pará de Minas)

Ovos de dinossauro estudados pela Uemg

A Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), Campus Ituiutaba, no Triângulo Mineiro, se tornou guardiã de tesouro paleontológico: ovos fossilizados de crocodilomorfos, grupo de répteis que viveu no período Cretáceo, há cerca de 80 milhões de anos. Os fósseis foram descobertos em Monte Alegre de Minas, região do Triângulo Mineiro, durante as obras de duplicação da BR-365, realizadas pela Ecovias do Cerrado, e doados à Uemg em cerimônia realizada na segunda-feira (22). O ninho foi encontrado imerso em rochas sedimentares conhecidas como arenitos, que estão associadas à formação geológica chamada Vale do Rio do Peixe. De acordo com especialistas, o achado é relevante, pois indica que há 80 milhões de anos a região possuía um ambiente completamente diferente do Cerrado que conhecemos hoje. (Jornal Poços Com – Poços de Caldas)

Itabira pode ter subsídio de ônibus rural

Protocolado no Legislativo no dia 4 de abril, o Projeto de Lei 29/2023, que prevê o subsídio para a passagem de ônibus na zona rural, ainda não foi votado pelos vereadores de Itabira. Desde o início da sua tramitação, o texto encontrou alguns “obstáculos”. O primeiro foi a pauta “trancada” devido ao processo arrastado de outro subsídio — o do transporte público urbano. Em seguida, um pedido de vista na semana passada e, agora, a sua retirada de pauta. A expectativa é de que a matéria passe pelo primeiro turno na próxima terça-feira (30). (De Fato Online – Itabira)

Pedágio construído na BR-116 em Inhapim

A construção da praça de pedágio na BR-116, na Vila Marques, em Inhapim, já teve início. A empresa EcoRioMinas, do grupo EcoRodovias Concessões e Serviços S.A. é responsável pelos serviços executados. No total, o projeto de concessão do trecho da BR-116 em Minas Gerais prevê a instalação de sete praças de pedágio. Os trabalhos de construção da praça de pedágio em Inhapim tiveram início há cerca de 30 dias, conforme apurado pelo Diário do Aço. Os motoristas que passam pelo trecho podem observar a movimentação de operários e de máquinas. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou que das sete praças do trecho da BR-116/MG, com exceção a P-11 (Miradouro), todas já tiveram início de serviços preliminares. (Diário do Aço – Ipatinga)

Microempreendedores crescem em Uberlândia

Um levantamento do Sebrae Minas, em parceria com a Receita Federal, revela que Uberlândia registrou um crescimento de 74% na abertura de microempresas individuais (MEIs), entre 2019 e os quatro primeiros meses de 2023. Somente neste ano, até abril, mais de 1,6 mil microempreendimentos individuais foram abertos no município. Ainda de acordo com os dados, Uberlândia teve um salto de 42.169 MEIs, em 2019, para 73.338, número atualizado até abril de 2023. Somente em 2020 e 2021, períodos marcados pela pandemia, mais de 20 mil novos cadastros foram feitos por empreendedores do município. Em todo o Estado, a quantidade de MEIs já ultrapassa 1,6 milhão. (Jornal Diário de Uberlândia)

Cooperativa terá fábrica em Ibituruna

O presidente da Cooperativa Agropecuária Vale do Rio Doce, João Marques, e a superintendente do Banco do Nordeste em Minas Gerais e Espírito Santo, Clébia Torres, assinaram uma Carta de Intenção de Empréstimos em 17 de maio, na abertura da 19ª Expoleste. O acordo garante mais de R$ 60 milhões à Cooperativa. A empresa usará o recurso para financiar parte da construção de uma nova unidade fabril dos produtos Ibituruna. A nova fábrica ficará no bairro Capim, onde funcionou por muitos anos a Santher. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)

Sindcomércio anuncia investimentos

A diretoria do Sindcomércio anunciou os investimentos que o Sesc e o Senac já estão fazendo em Teófilo Otoni e toda a região. O diretor Iesser Lauar, que também é Conselheiro do Sesc Minas Gerais, e o vice-presidente do Sindcomércio, Renato Freitas anunciaram o aluguel do galpão onde vai funcionar o Centro de Distribuição do programa Mesa Brasil que vai atender os vales do Mucuri e Jequitinhonha. O segundo investimento é do Senac, que alugou um prédio de 7 andares, mais uma loja e o hall de entrada onde funcionará o programa Minas Tec para a capacitação tecnológica. E o terceiro investimento será o novo prédio do Sesc, que já tem o contrato firmado. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)

Autorizada reforma de Memorial

Assinada em 17 de maio a Ordem de Serviço para a reforma predial do Memorial Chico Xavier. O ato foi promovido pela Prefeitura de Uberaba, por meio da Fundação Cultural “Professor Antônio Carlos Marques”, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação e a Assessoria Especial de Captação e Parcerias. A reforma do Memorial Chico Xavier contempla adequações, adaptações, correções e reparos em toda estrutura física e a preparação do espaço para futura instalação de projeto museológico e museográfico aprovado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. (Jornal de Uberaba)

Lei pode injetar R$ 1,9 milhão na cultura

No último dia 11 de maio, o governo federal publicou no Diário Oficial da União o Decreto nº 11.525, que regulamenta a Lei Complementar nº 195, de 2022, que dispõe sobre o apoio financeiro da União para garantir ações emergenciais direcionadas ao setor cultural (Lei Paulo Gustavo). A Secretaria Adjunta de Cultura de Sete Lagoas já realizou importantes passos para a implantação e execução dos recursos da Lei. “A Secretaria apresentou no dia 15 de maio ao governo federal o seu plano de trabalho e aguarda a aprovação e recebimento dos recursos do Ministério da Cultura para a publicação dos editais”, diz a gerente de Cultura do Município, Priscila Horta. (Jornal Sete Dias – Sete Lagoas)

Tendência

Sair da versão mobile