Conecte-se Conosco

Meio ambiente

Veja o vídeo: operação da PM do Meio Ambiente encontra mina ilegal de 5 mil m² em MG

Publicado

em

Uma operação realizada pela Polícia Militar do Meio Ambiente, durante a madrugada desta terça-feira (27/9), na cidade de Itabirito, na região Central de Minas Gerais, identificou uma mineração que atuava de forma clandestina na extração de minério de ferro. As informações são do jornal O Tempo.

A organização da quadrilha, que agia durante a madrugada para não levantar suspeitas, chamou a atenção dos militares, que conseguiram prender nove pessoas e apreender caminhões, anotações e diversos materiais usados pelo grupo na atividade ilegal. O chefe da quadrilha não foi detido durante a ação, mas já foi identificado pelas autoridades.

O monitoramento das atividades dessa quadrilha acontece há pelo menos um ano, durante esse período, o grupo movimentou toneladas de minério de ferro, gerando uma cava de aproximadamente 5 mil m², com um talude de 10 metros de altura.

A ação da PM ocorreu justamente durante a madrugada para conseguir prender o grupo em flagrante. A extração de minério de ferro era feita em um terreno no bairro Água Limpa. No caminho até o local, o grupo posicionava olheiros que monitoravam todos os passos da polícia e avisavam quando alguém se aproximava.

Sabendo disso, o sargento Hermano Coutinho, da Polícia Militar de Meio Ambiente, conta que os militares fizeram um caminho contrário de onde os olheiros ficavam posicionados e conseguiram capturar o primeiro suspeito que comunicava sobre a movimentação através de um rádio comunicador.

“O radinho continuou comunicando com a gente e aproveitamos para conseguir mais informações sobre a atividade. À medida que os caminhões iam chegando para se abastecer, começamos a efetuar as prisões dos responsáveis”, detalha o sargento.

Além das nove prisões, a Polícia Militar também apreendeu dois caminhões, três tratores, três carretas de carga, uma retroescavadeira, dois veículos de passeio, 10 celulares e quatro rádios comunicadores.

Os suspeitos foram detidos e encaminhados para o 5º Pelotão da Polícia Militar do Meio Ambiente, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte. O caso segue sendo investigado pela Polícia Federal, por se tratar de um crime contra a União. Além do crime de usurpação, os detidos podem responder por formação de quadrilha e crime contra o meio ambiente. O chefe da quadrilha não estava entre os presos, mas já foi identificado e segue na mira da Polícia Federal.

Transporte ilegal e perigoso

Outro detalhe dessa operação ilegal que chamou a atenção dos militares foi a forma como esse minério de ferro era transportado para outras cidades. Segundo o sargento Hermano Coutinho, os caminhões que carregavam o minério de ferro levavam pesos muito acima do permitido, o que ocasionalmente, provocava acidentes pelo caminho.

“Tem caminhão que transporta entre 20 a 35 toneladas e eles descem o anel rodoviário ali no Betânia, onde tem dado muito problema com perda de freio, já teve até acidente com um caminhão que saiu desse local e na descida causou uma tragédia depois do viaduto do bairro Milionários”

O acidente retratado pelo militar ocorreu em novembro do ano passado. Na época o veículo, que estava sobrecarregado, perdeu os freios e acertou 12 automóveis, deixando cinco pessoas feridas, incluindo o motorista.

Além do problema com a sobrecarga, muitos caminhoneiros responsáveis pelo transporte também abusavam das drogas para permanecer acordados, uma vez que a operação acontecia, geralmente, de madrugada. Entre os materiais apreendidos nesta terça-feira, a PM encontrou uma cartela com arebite – droga comum entre os caminhoneiros usada para manter o motorista acordado.

Foto: Polícia Militar do Meio Ambiente / Divulgação

Publicidade
Publicidade

Política

Publicidade