Eleições
Veja o vídeo: Lula acena a eleitores de Zema e diz que vai trabalhar junto com o governador
O candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), fez um aceno aos eleitores do governador reeleito de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), que é apoiador de seu adversário, Jair Bolsonaro (PL). Em dois vídeos que começaram a ser divulgados pelo PT de Minas Gerais nesta quinta-feira (20/10), Lula afirma que vai trabalhar com o governador, “independente de partidos”. As informações são do jornal O Tempo.
“A independência é a grande marca de Minas. Vocês escolheram livremente o governador e é com ele que eu vou trabalhar como sempre trabalhei, independente dos partidos”, afirma o candidato do PT em uma das gravações.
“Nós vamos melhorar ainda mais os programas sociais, que mudaram a vida dos mineiros, e trazer de volta os investimentos que Minas precisa. Nos meus governos, sempre trabalhei em parceria com Minas, independente do partido do governador. Agora não será diferente”, declara Lula no segundo vídeo. Entre 2003 e 2010, quando ele governou o Brasil, o governador de Minas era Aécio Neves (PSDB), que fazia oposição ao PT.
Zema tem se empenhado no apoio a Bolsonaro. Além de subir no palanque do presidente, ele tem articulado o apoio dos prefeitos e criticado constantemente o PT.
No início do ano, o governador propôs ao PT que o partido não nacionalizasse a disputa para o governo de Minas e não apoiasse nenhum candidato. Em troca, Zema não lançaria candidato ao Senado em sua chapa, o que deixaria o deputado federal Reginaldo Lopes (PT) em boas condições na disputa pelo Senado.
O PT, no entanto, rejeitou o acordo e decidiu apoiar a candidatura de Alexandre Kalil (PSD), enquanto Zema lançou Marcelo Aro (PP) como candidato ao Senado.
Segundo maior colégio eleitoral do país, historicamente quem vence em Minas, vence a eleição presidencial. No primeiro turno, Lula venceu no Estado com 48,29% dos votos contra 43,6% de Bolsonaro. Já Zema foi reeleito em primeiro turno com 56%.
As campanhas de Lula e Bolsonaro têm travado guerra psicológica em Minas Gerais neste segundo turno. Enquanto o entorno do presidente afirma que pesquisas internas indicam que ele já passou Lula no Estado, a campanha petista fez uma ofensiva na quarta-feira (19) para sustentar o contrário.
Reginaldo Lopes e Alexandre Kalil (PSD) foram às redes sociais para declarar, também com base em pesquisas internas, que Lula permanece à frente do adversário.
O candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), fez um aceno aos eleitores do governador reeleito de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), que é apoiador de seu adversário, Jair Bolsonaro (PL). pic.twitter.com/fcUY9MMLBR
— O Tempo (@otempo) October 21, 2022