Corpo de Bombeiros
Veja o Vídeo – Em Pitangui Corpo de Bombeiros é acionado para controlar chamas de explosão em depósito de Gás de Usina Siderúrgica
No fim da tarde desta terça-feira, dia 02 de julho, uma explosão foi registrada na Siderúrgica Sideral localizada na MG-423 KM 21, na cidade de Pitangui.
A explosão ocorreu devido ao rompimento de uma mangueira de ligação entre os dois tanques de uma central de gás liquefeito de petróleo (GLP), usado para diversos fins na siderúrgica.
O corpo de Bombeiros Militar foi acionado para controlar as chamas e ao chegar ao local constatou que efetivamente não houve vítimas, apenas danos materiais para siderúrgica.
De acordo com as informações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) três viatura foram destinadas ao local, contudo ao ser constatado que não houveram feridos as unidades foram dispensadas.
A equipe de Pitangui no entanto fez o atendimento de uma mulher de 34 anos que estava muito assustada e não quis ser encaminhada ao hospital.
Um homem de 27 anos também foi atendido pela equipe, consciente, sem ferimentos ou queimaduras, porém muito assustado.
Conforme relatado ele estava próximo ao tanque quando percebeu o vazamento do gás e saiu correndo do local, instantes depois ouviu a explosão.
Ele recebeu assistência da equipe e foi encaminhado para a Santa Casa de Pitangui.
Para tirar a dúvida sobre desaparecidos foi realizada a contagem dos funcionários, estava faltando um. Quando a equipe da USB chegou no Hospital, foi informada que um outro homem, sem idade identificada, deu entrada na unidade, foi levado por populares. Ele pulou no rio que tem próximo à Siderúrgica, nadou até a margem, saiu e pediu socorro na rodovia. Era o funcionário que estava faltando na contagem realizada.
Controle do incêndio
Conforme repassado pelos Bombeiros Militares, um dos tanques teve as chamas rapidamente controladas, o segundo, esteve ainda em chamas sendo monitorado pela equipe para um queima segura até extinguir todo o gás do recipiente.
O local foi isolado para evitar uma reação em cadeia entre os tanques e proteger os alto-fornos próximos à central.
A explosão também gerou um incêndio florestal em uma reserva de eucaliptos próxima. O Corpo de Bombeiros já controlou a propagação do incêndio e extinguiu as chamas remanescentes.