Nova Serrana
UPA de Nova Serrana é a primeira do Centro-Oeste Mineiro a conquistar a certificação ONA

Apenas mais duas cidades de Minas Gerais obtém a certificação que promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde
Em uma solenidade realizada na manhã desta sexta-feira (16/12), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Nova Serrana, o município, em específico a UPA, recebeu a Acreditação ONA. O título ratifica as melhorias e qualidades do atendimento prestado na unidade, já que em todo o Estado de Minas Gerais apenas outras duas cidades tem unidades de saúde com a certificação.
Na solenidade, o prefeito de Nova Serrana, Euzebio Lago, juntamente com a secretária Municipal de Saúde Glaucia Sbampato, ratificaram a importância da certificação já que ela garante a qualidade do atendimento e assistência que vem sendo aplicada na unidade para a População.
Veja as falas da secretária e do prefeito Euzebio Lago:
O que é a acreditação ONA?
A Acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente.
Realizado de forma voluntária e reservada, o método de avaliação para Acreditação não tem caráter fiscalizatório e constitui, essencialmente, um programa de educação continuada das organizações prestadoras de serviços de saúde, revisto periodicamente para estimular a melhoria contínua.
Por não ter caráter prescritivo, a metodologia de acreditação da ONA não traz recomendações específicas sobre ferramentas, técnicas, processos ou linhas metodológicas a serem seguidas pelas organizações que se submetem à avaliação.
A metodologia ONA é a única no país que acredita em diferentes níveis, o que permite auxiliar as organizações no desenvolvimento da segurança dos processos, na gestão integrada e na maturidade institucional.
Níveis de Acreditação
A Acreditação ONA é a única no país com certificações em diferentes níveis, o que permite avaliar a melhoria contínua na gestão e nos processos das organizações de saúde.
A instituição pode ser Acreditada ONA em três níveis:
Nível 1 – Acreditado
A organização de saúde cumpre ou supera, em 70% ou mais, os padrões de qualidade e segurança definidos pela ONA. São avaliadas todas as áreas de atividades da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais.Certificado válido por dois anos.
Nível 2 – Acreditado Pleno
A organização precisa atender a dois critérios:1) cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de qualidade e segurança;
2) cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena comunicação entre as atividades.
Certificado válido por dois anos.
Nível 3 – Acreditado com Excelência
A organização precisa atender a três critérios:1) cumprir ou superar, em 90% ou mais, os padrões de qualidade e segurança;
2) cumprir ou superar, em 80% ou mais, os padrões de gestão integrada;
3) cumprir ou superar, em 70% ou mais, os padrões ONA de Excelência em Gestão, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional.
Certificado válido por três anos.
Mais detalhes sobre os padrões exigidos, a metodologia de avaliação e as diferenças entre os níveis estão disponíveis no Manual das Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde e no Manual Brasileiro de Acreditação: Serviços Odontológicos.
Os padrões ONA podem ser adotados e avaliados nos seguintes tipos de prestadoras de serviços de saúde:
- Serviços Hospitalares;
- Serviços de Hemoterapia;
- Serviços Laboratoriais;
- Serviços de Nefrologia e Terapia Renal Substitutiva;
- Serviços de Diagnóstico por Imagem, Radioterapia e Medicina Nuclear;
- Serviços Ambulatoriais;
- Serviços de Pronto Atendimento;
- Serviços de Atenção Domiciliar;
- Serviços Oncológicos;
- Serviços de Medicina Hiperbárica;
- Serviços de Anatomia Patológica;
- Serviços de Atenção Primária à Saúde;
- Serviços de Atendimento Pré-Hospitalar e Transporte Inter-hospitalar;
- Serviços Odontológicos;
- Serviços de Telemedicina.
O que são os selos de qualificação?
Assim como a Acreditação, a avaliação para obtenção do Selo de Qualificação ONA é voluntária, periódica e reservada. É destinado a serviços de apoio a organizações de saúde, como dietoterapia, higienização, lavanderia, engenharia clínica, nutrição de produção e clínica, CME – central de material esterilizado e manipulação e atenção farmacêutica.
A certificação é concedida à instituição que atender aos critérios de segurança, incluindo aspectos estruturais e de gestão. O certificado é válido por um ano.
Todas as informações sobre o Selo de Qualificação estão descritas no Manual Brasileiro de Acreditação: Serviços para a Saúde – Selo de Qualificação ONA.
Os serviços para a Saúde elegíveis são:
- Serviço de Processamento de Roupas para a Saúde;
- Serviço de Dietoterapia;
- Serviço de Manipulação e Atenção Farmacêutica;
- Serviço de Esterilização e Reprocessamento de Materiais;
- Serviço de Engenharia Clínica;
- Serviço de Higienização;
- Serviços de Nutrição Clínica e de produção.
