Campanha
UNIDADES DE HIDRATAÇÃO PARA PACIENTES COM SINTOMAS DE DENGUE JÁ ESTÁ FUNCIONANDO
As unidades funcionarão na Policlínica Municipal (rua Zacarias Guimarães, 580 – Laranjeiras) e no PSF Antônio Ferreira do Amaral (Rua Topázio S/N – Planalto, ao lado do Poliesportivo), atendendo pacientes com sintomas de Dengue, de segunda a sexta, de 17h às 22h e aos sábados de 7h às 16h.
A orientação é para que somente pessoas com sintomas agravados de dengue e viroses como fortes dores no corpo, febre alta e vômito, se dirijam às unidades de hidratação. Quem estiver com sintomas leves deve procurar as unidades de saúde de seus bairros que também estarão preparadas para fazer o atendimento.
O objetivo da criação das unidades de hidratação é atender a alta demanda por atendimentos de pessoas com sintomas da doença, além de diminuir a superlotação da UPA, que tem feito mais de 500 atendimentos por dia.
Números da Dengue em Nova Serrana
De janeiro até março, de acordo com o boletim de Arboviroses da secretaria municipal de Saúde, Nova Serrana apresentou 1.739 notificações de possíveis casos de dengue, sendo 50 casos confirmados e destes, 19 pessoas seguem internadas. Também foram registradas 58 notificações de casos de Chikungunya, sendo 8 confirmados. Além disso, estão em análises 10 notificações de Zika Vírus.
Os bairros com maior número de casos notificados é o São Geraldo, com 176 possíveis casos, seguido pelos bairros Concesso Elias (104 notificações) e Gamas (100 notificações).
A Secretária de Saúde chama a atenção e pede a colaboração da população. “Estamos instalando essas unidades de hidratação para atender a demanda, mas a população não pode baixar a guarda. É preciso continuar combatendo o mosquito, porque somente as ações do poder público não vão resolver. Todo mundo sabe o que precisa fazer para evitar a proliferação do mosquito, está faltando é atitude para colocar em prática”, comentou Glaudia Sbampato.
LIRAa
O último Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti (LIRAa) apontou nível de infestação de 11% em Nova Serrana. Número muito elevado levando em consideração que o nível considerado tolerável pelo Ministério da Saúde é de 1%.
Fato constatado no estudo é de que mais de 90% dos focos foram encontrados dentro das residências, em recipientes como vasos de plantas, caixa de desague de geladeira e objetos jogados nos quintais