Economia
Troca de marca pode cortar pela metade gasto com supermercado
Alta no preço dos alimentos fez redes ampliarem opções de produtos nas gôndolas para ajudar consumidor a economizar
Uma das estratégias identificadas pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados) é o aumento do leque de marcas nas gôndolas para ofertar variações do mesmo produto mais em conta para o consumidor.
O levantamento, feito com exclusividade para o R7 Economize, aponta uma diversificação de marcas principalmente no tradicional prato do brasileiro: arroz com feijão.
Até pouco tempo atrás, algumas redes trabalhavam com apenas três marcas, no máximo. Agora é possível encontrar de seis a sete marcas do mesmo produto.
“Quando é dia de oferta, muito comum nas redes supermercadistas, o quilo do frango congelado pode chegar até R$ 10,99”, afirma Marcio Milan, vice-presidente da Abras.
Milan também conta que em algumas redes é possível encontrar feijão de qualidade inferior por apenas R$ 3 o quilo, mas são exceção.
Para o vice-presidente da Abras, o consumidor já vem buscando soluções positivas para driblar a alta dos preços dos alimentos.
Milan afirma que os supermercados estão de olho neste movimento e vêm negociando com fornecedores e produtores para oferecerem preços competitivos e manter a fidelidade dos clientes. “Senão os preços seriam ainda mais elevados.”
O professor Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Ibevar (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo), acredita que a troca de marcas pode propiciar uma redução nos custos ainda maior, dependendo dos produtos procurados, como laticínios e embutidos, por exemplo.
Ele alerta, porém, que apesar de positivo, o aumento de opções de um mesmo produto pode gerar insegurança no consumidor na hora de escolher.
O professor cita um experimento, segundo ele devidamente registrado, feito num supermercado sobre o assunto. O produto escolhido para a ação foi a geleia.
Um demonstrador ficava no corredor onde o produto era localizado e oferecia três geleias de três sabores diferentes para os consumidores provarem, depois registrava quantos compravam o produto após consumi-lo.
Em outra ocasião, o mesmo demonstrador aumentou para 10 opções de geleia para o cliente provar e registrava quanto gerou de compras.
Resultado: o experimento com três geleias gerou mais vendas do que o com 10.
Para o professor, mesmo com este risco, a diversificação das marcas amplia as possibilidades do consumidor que está com o orçamento reduzido
Dados do IPCA-15 de agosto, considerado uma prévia da inflação oficial do mês, divulgado na quarta-feira (25), mostram que a alta acumulada em 12 meses já chega a 9,30%. No mês, o índice avançou 0,89%, a maior alta para o mês desde 2002, quando subiu 1%.
Contribuíram para essa aceleração as altas do leite longa vida (+4,09%), do frango em pedaços (+3,09%), das carnes (1,74%) e do pão francês (+1,81%).
Por outro lado, permanecem em queda os preços da cebola (-15,94%), da batata-inglesa (-14,77%), das frutas (-1,33%) e do arroz (-1,14%).
Já na alimentação fora do domicílio, que subiu 0,52%, o movimento foi inverso. Tanto os preços do lanche (+0,55%) quanto a refeição (+0,53%) desaceleraram em relação a junho, quando registraram altas de 1,67% e 0,86%, respectivamente.
Fonte: R7