Conecte-se Conosco

Câmara Municipal de Nova Serrana

Troca da Arena do Calçado com Campo do Nacional é aprovada na Câmara de Nova Serrana

Publicado

em

Foi aprovado nesta terça-feira (23/11) o projeto 127/2022 que estabelece a troca da Arena (do Calçado) Saborella com o Estádio Astrogildo Duarte (Campo do Nacional), foi colocado em votação e aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Nova Serrana.

Apesar de não estar inserido na Pauta da 40ª Reunião Ordinária, a proposta tramitou na reunião de comissões, foi aprovada e inserida pela presidência para votação, sendo aprovado por unanimidade com emendas.

Entre as emendas inseridas no projeto estão a prioridade do município em uma futura compra da Arena Saborella, caso o Nacional não tenha condições de manter o estádio, ou deseje comercializar a área. Outra emenda se refere a manutenção de Saborella no nome da Arena, ainda que o estádio passe para o Nacional.

Legislativo

A reportagem deste Popular, entrou em contato com o líder do governo na Câmara Municipal, vereador Adilson Pacheco (PSD), que atendeu a nossa equipe e destacou a importância da aprovação da pauta para o futuro de Nova Serrana.

“Entre um estádio e uma escola, eu pessoalmente prefiro uma escola, mas esse nem é o caso a se discutir, já que Nova Serrana terá a Arena do Calçado mantida na administração do Nacional, e por sua vez, teremos uma salto na educação e na formação esportiva de nossas crianças. Teremos a Dioneta Batista de Freitas, atendendo 2500 alunos, e ainda, um complexo esportivo que vai impactar na qualidade de vida e formação de novos atletas em nossa cidade, então entendemos os saudosistas que gostariam de preservar as tradições, mas olhando para o futuro, estamos dando um passo concreto para o desenvolvimento de Nova Serrana”, disse o Pacheco.

Entenda o projeto

O PL 127/2022, que foi entregue, no dia sete de novembro, pelo prefeito Euzebio Lago (MDB), diretamente nas mãos do presidente da Câmara Municipal, Agnaldo Mendes Cordeiro (Cabral) (SLD), e autoriza o município a permutar duas áreas, ambas avaliadas em aproximadamente 18 milhões de reais.

A troca das áreas resultará na construção da maior escola municipal do centro-oeste de Minas, 7.400m² na região central da cidade. Além da escola, está previsto a instalação de um Centro de Referência e Apoio a Educação Inclusiva (Craei) e de um complexo esportivo com piscina, campo, quadras e ginásio poliesportivo.

O prédio escolar a ser construído abrigará a sede própria da Escola Municipal Dioneta Batista de Freitas, que terá capacidade para atender mais que o dobro de alunos matriculados na atual unidade. A nova escola também será mais moderna, melhor equipada e com acessibilidade, proporcionando um grande avanço na educação infantil, conforme apontou o executivo municipal.

Por outro lado, segundo o executivo, a permuta das áreas também resultará em benefícios para o setor esportivo da cidade, já que o espaço da Arena do Calçado Saborella possui estrutura adequada para a realização de eventos esportivos de pequeno e grande porte e conta com estacionamento em suas proximidades.

O projeto em questão, estabelece a troca das áreas, passando para o Nacional, a Arena do Calçado, sem incluir estacionamento e Centro de Convenções, e mais R$ 34.214,26. Em contra partida o município receberá toda a área do Campo do Nacional, onde segundo apontado no projeto e ratificado pelo Prefeito Euzebio Lago, será construído uma escola com um complexo esportivo que irá atender diretamente 2.500 alunos, e indiretamente toda a rede municipal de educação.

Diante de discussões e polêmicas nas redes sociais envoltas a proposta, este Popular procurou o Ministério Público na Comarca de Nova Serrana, que por sua vez, informou a nossa equipe não haver procedimento em trâmite a respeito desse projeto de lei.

Publicidade
Publicidade

Política

Publicidade