O vereador Daniel do Brumado (Avante) denuncia agressões sofridas por ele na noite dessa quinta-feira (9/3) em frente à Câmara de Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte. Em dezembro do ano passado, ele foi vítima de uma tentativa de homicídio em Betim, também na região metropolitana de BH.
Vereador Daniel do Brumado (Avante) acusa homem de agredi-lo com socos e chutes após sessão da Câmara de Brumadinho. Um assessor do político gravou as ameaças com Daniel. Em dezembro, o mesmo vereador foi alvo de uma tentativa de homicídio em Betim. Crédito: arquivo pessoal. pic.twitter.com/f06ltzgxsk
— O Tempo (@otempo) March 10, 2023
Segundo o boletim de ocorrência registrado pela Polícia Militar (PM), Daniel saía da sessão legislativa quando um homem desconhecido pediu para conversar com ele. O vereador, então, aceitou o convite. Em dado momento, o homem começou a agredir o político com chutes e socos.
Procurado pela reportagem, Daniel do Brumado afirmou nunca ter visto o homem. “Não sei quem ele é. Já tinha o visto na penúltima sessão da Câmara, por isso temos imagens dele na Casa e o registro do nome. Pelo que apuramos até aqui com a polícia, ele nem mora em Brumadinho. Certamente, agiu em nome de alguém”, diz o vereador.
De acordo com Daniel do Brumado, o homem não lhe disse o motivo das agressões. Um assessor do vereador chegou a gravar um vídeo das ameaças feitas após os socos e chutes. “Isso é para você ficar esperto. Isso é para você ficar esperto, falou?”, diz o suspeito na gravação.
“Não revidei em momento algum. Várias testemunhas podem confirmar isso. A gente até pede colaboração do presidente da Câmara (vereador Ricardo da Tejucana, do União Brasil) para fornecer as imagens externas e internas para auxiliar nas investigações”, afirma Daniel do Brumado.
A reportagem procurou a Câmara local e aguarda posicionamento.
Suspeito tem passagens
Conforme apurou a reportagem, S. G. de L., o suspeito de agredir o vereador, tem ao menos duas passagens pela polícia: uma por ameaça e outra por resistência. Em ambas, ele assinou um termo circunstanciado de ocorrência (TCO) e foi liberado. O homem, de 36 anos, cometeu os dois crimes contra policiais.
No TCO de resistência, ele chegou a ter emitida uma decisão judicial em seu desfavor. No entanto, o cabo da PM envolvido no caso não representou contra o suspeito, o que motivou o arquivamento do caso. Já a outra ocorrência não consta maiores detalhes no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).
Tentativa de homicídio
Em 18 de dezembro do ano passado, o vereador Daniel do Brumado foi vítima de uma tentativa de homicídio em Betim. Na ocasião, um carro se aproximou do veículo dirigido por ele e um homem atirou várias vezes contra o político. Ele não foi atingido.
Ainda assim, Daniel diz ter tomado providências sobre o fato. “Tenho uma medida cautelar contra outro vereador de Brumadinho. Sofri uma tentativa de homicídio. Existem dois inquéritos em andamento. Há um áudio em que esse vereador deixa claro que está contratando um terceiro para tirar minha vida por R$ 300 mil. Essa situação está passando de todos os limites. Brumadinho nunca vivenciou isso. É uma cidade pacata”, diz.
“Estou no meu primeiro mandato. O emocional da gente fica daquele jeito: você não sabe o que vai acontecer. Você está votando projetos a favor do bem-estar da população e é agredido na porta do trabalho? É desmotivador”, completa o vereador do Avante.