Conecte-se Conosco

Eleições

TRE vai usar dados biométricos do Denatran para identificar mais de 2 milhões de eleitores

Publicado

em

Mais de 2 milhões de eleitores mineiros terão os registros biométricos validados pelo Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) nas eleições deste ano. São pessoas que ainda não cadastraram a biometria junto ao TRE, mas cujos dados foram enviados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) à Justiça Eleitoral. As informações são do Hoje em Dia.

Os registros biométricos fazem parte do Projeto de Importação de Biometria de Órgãos Externos (Bioex), criado em 2017 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O objetivo é aproveitar a biometria coletada por outros órgãos para o cadastro eleitoral e evitar que o eleitor que ainda não coletou as digitais tenha que comparecer a um cartório eleitoral apenas para essa finalidade.

No dia da eleição, os cadernos de votação, que trazem os dados para identificação dos eleitores, terão o aviso “Biometria fornecida por órgão conveniado à Justiça Eleitoral”.

A habilitação dos eleitores no terminal do mesário ocorrerá de forma idêntica àquela que é feita com a biometria coletada pela Justiça Eleitoral, com o posicionamento do dedo indicador ou polegar no leitor biométrico.

Todos os eleitores devem apresentar documento oficial com foto, independentemente de terem a biometria cadastrada ou não. Confira os dados por município de eleitores com biometria da Justiça Eleitoral e do Bioex.

Em Minas, mais de 8 milhões de pessoas já tiveram a biometria coletada pela Justiça Eleitoral, representando 51,42% do eleitorado apto a votar.

Quem não poderá votar por ausência de biometria?

Em 121 municípios que já encerraram a revisão biométrica, quem não compareceu dentro do prazo para fazer o procedimento teve o título cancelado e, se ainda não tiver solicitado a regularização, não poderá votar em 2022.

Em outros 138 municípios que também já encerraram a revisão biométrica, o cancelamento dos títulos de quem não compareceu dentro do prazo foi suspenso pelo TSE.

Essas pessoas poderão votar normalmente em 2022 mas, quando o cadastro eleitoral for reaberto no dia 8 de novembro, os títulos voltarão a constar como cancelados.

Publicidade
Publicidade

Política

Publicidade