Colunistas

Transformação digital em tempos de crise

Publicado

em

Que a internet e as redes sociais mudaram a forma de fazer negócios isso é fato. Outro fato curioso é que muitas empresas não estão aproveitando essa grande janela de oportunidades e nem esses recursos para aumentarem suas vendas e potencializarem seus negócios.

A transformação digital já vem sendo fortemente notada por todos os negócios há alguns anos, porém nem todos os negócios estão preparados e presentes como deveriam nessa grande rede, que agora mais do nunca se tornou o maior meio de comunicação.

Com a chegada da pandemia trazida pelo COVID-19 muitos modelos de negócio foram afetados, tiveram que se reinventar de forma rápida. O modelo de consumo das pessoas mudou de forma brutal.

Muitos segmentos que eram contra e não autorizavam procedimentos online acabaram cedendo e se rendendo ao uso da tecnologia e do digital; inúmeros aplicativos foram criados com uma rapidez jamais vista, quase que de forma instantânea.

Muitos negócios implementaram o sistema de delivery, empresas de todos os portes e segmentos ajustaram suas rotinas de trabalho para o home office e adotaram sistema de reuniões online, fato que contribuiu muito para redução de custos, aumento de produtividade e maior autonomia para colaboradores, lives de todos os tipos de personalidades foram realizadas pelas redes sociais, todos focados em ajudar e contribuir com pessoas e negócios.

Foi um boom, aumentaram de forma exponencial suas aparições e a utilização desses canais. As pessoas nunca ficaram tanto tempo conectadas a internet e redes sociais como nesse período de distanciamento social.

A utilização da internet e redes sócias pelas empresas já vinha em uma crescente, porém com o isolamento, esse passou a ser o principal canal de venda e comunicação para os negócios; é uma forma barata, rápida e assertiva de manter relacionamento e estar presente na vida e na mente dos clientes.

É um momento onde não é o mais forte que sobrevive, mas sim quem conseguir se adaptar melhor e mais rápido as novas exigências, estes negócios podem ter muitas vantagens competitivas.

Tem uma frase que gosto muito:

“Você nunca sabe a força que tem, até sua única alternativa é ser forte” (Johnny Deep)

Use este momento para inovar em seu negócio, em seu segmento. Apoie-se no uso da internet e das redes sociais para se diferenciar em seu mercado, ganhe destaque, aja rápido, mude rápido, erre rápido.

Permita-se se transformar e transcender como pessoa e como profissional. Não desperdice as transformações e mudanças que as crises trazem. Momentos de incertezas, de dificuldades e de instabilidade separam os profissionais dos amadores.

Se você e ou seu negócio se prepararam para isso (momentos de incertezas e dificuldades) antes, com certeza os impactos serão menores do quem deixou para se preparar no momento que a guerra chegou.

A guerra e as oportunidades não avisam quando vão surgir. Por isso esteja sempre preparado. Pense no melhor, mas prepare-se para o pior.

Teve algum insight lendo este artigo?

Compartilhe-o comigo @deniobenfica

Nos vemos no próximo artigo. Até lá.

* Sou Dênio Benfica, especialista em soluções criativas para gestão de negócios; (37) 99145-9936

Tendência

Sair da versão mobile