Eventos
Tradição centenária: moradores da zona rural de Abaeté preparam festa de Santo Antônio com fogueira de 30 metros de altura

Festa com comidas típicas, shows, salão de jogos e quadrilha ocorre do dia 10 ao dia 12 de junho. Evento é o maior da época no município.
Em Santo Antônio das Tabocas, zona rural de Abaeté, o que não tem faltado nos últimos dias para os moradores é disposição para preparar a maior festa da região em devoção a Santo Antônio.
Do dia 10 a 12 de junho, a comunidade espera receber mais de 10 mil visitantes na festa, que conta com uma fogueira gigante com mais de 30 metros de altura.
A madeira da estrutura já começou a ser separada, o terreno foi preparado e as bandeirinhas estão sendo confeccionadas.
A festa de Santo Antônio envolve toda a comunidade e isso faz do evento o maior da época em Abaeté, segundo secretária municipal de Cultura, Vera Arruda.
“A Festa de Santo Antônio é uma das mais antigas do município de Abaeté, e é importante por ser uma celebração cultural descentralizada, que valoriza a cultura local que não está focada apenas na sede. É um evento democrático, popular, que valoriza as raízes culturais da comunidade que se une com muito entusiasmo, disposição e alegria para que a festa seja esse sucesso”.
Dos 65 anos vividos de Salmo José, quase 60 são dedicados na organização da festa. Segundo ele, registros históricos apontam que o evento ocorre há mais de um século na comunidade e sempre há mobilização de todos para fazer a festa baseada na fé cristã.
“Desde os meus seis anos de idade eu ajudo nessa festa. Desde os meus 18 anos eu tomo conta da organização, mas quem faz mesmo é o povo. Todo mundo faz tudo com carinho para receber os devotos de Santo Antônio. Vamos ver até onde vamos, se Deus der vida e saúde, vou seguir firme na organização dessa festa tão bonita”.
Dia da montagem da fogueira

Fogueira tem 30 metros de altura — Foto: Anna Lúcia Silva/ g1
A queima da fogueira ocorre em 12 de junho, dia de Santo Antônio, padroeiro da comunidade. Neste dia, por volta das 6 horas, um grupo de 40 voluntários começa a montagem da fogueira.
São cerca de 25 metros de lenha e quatro paus de 30 metros de altura, doados por uma empresa da região. A fogueira fica pronta em cerca de oito horas.
Enquanto os homens trabalham durante o dia na montagem da fogueira, as mulheres ficam responsáveis pelo almoço que é servido após os trabalhos.
Todos os turistas que passam pela comunidade e participam de alguma forma da festa podem participar do grande almoço.
“Todo mundo almoça. Só não almoça quem não está na comunidade”, destacou Salmo José.
Depois do almoço, ocorre a missa campal dos casais, às 19h. Durante a celebração, ocorre a benção especial dos casais e namorados, celebrando a data.
Em seguida, por volta de 20h30, ocorre o hasteamento do mastro de Santo Antônio, show pirotécnico e enfim, a tão esperada queima da fogueira.
“A partir daí em diante é só festejar com muita música, dança e comida boa das barraquinhas”, finalizou Salmo.