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Total de pedágio com duplicação de trecho da BR-262 ficaria em torno de R$ 90,00

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Durante o evento em Araxá, comitiva da Aciu entregou uma carta aberta ao diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale (Foto/Lilian Veronezi/PMU)

Projeção foi apresentada em evento realizado ontem em Araxá, com a presença de representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres

Com duplicação completa dos 438,9 quilômetros da BR-262 entre Uberaba e Nova Serrana, o valor total do pedágio no trecho giraria em torno de R$90. A projeção foi apresentada em evento realizado ontem em Araxá, com a presença de representantes da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres). Com informações de JM Online.

O montante referente ao pedágio para a duplicação completa da rodovia é apenas 54% maior do que o valor total estimado para duplicar o trecho menor de 44 quilômetros entre Nova Serrana e Bom Despacho, conforme previsto na nova concessão da BR-262 em andamento. O custo dos seis pedágios que constam no projeto atual é de R$56,76.

Na carta aberta apresentada ontem, também consta a projeção para incluir a duplicação apenas do seguimento entre Uberaba e Araxá na nova concessão da BR-262. Neste caso, o custo total do pedágio seria de R$67,72. Isso representa 19% a mais do que o valor previsto com a pista duplicada de Nova Serrana e Bom Despacho.

Ao discursar no evento, o ex-prefeito Anderson Adauto posicionou que a relicitação da BR-262 corre o risco de não ter empresas interessadas e defendeu que a alteração do projeto para incluir a pista duplicada de Uberaba a Nova Serrana torna a concessão mais atrativa para o mercado. Com isso, ele solicitou que seja feita uma rediscussão do modelo de concessão da rodovia. “Queremos recomeçar esses entendimentos para trabalhar o projeto, porque a região não foi ouvida”, disse.

AA também manifestou que a comunidade da região está disposta a pagar um pouco mais caro pelo pedágio na BR-262, desde que as condições da via sejam melhores, como ocorre no Estado de São de Paulo. “Queremos a duplicação e pagar por ela. Sabemos que não tem almoço de graça. É melhor pagar 57% a mais e andar em estrada duplicada, onde a segurança é infinitamente melhor, do que continuar pagando uma merreca de pedágio sem ter o que a gente espera”, argumentou.

Presente no evento em Araxá, o diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, pontuou que as demandas e expectativas apresentadas serão levadas para o Ministério dos Transportes. Ele completou que se busca um equilíbrio entre investimentos e a tarifa resultante para custeio, de modo que o nível de serviço prestado seja satisfatório. O diretor-geral ainda afirmou que a tarifa do pedágio só irá aumentar depois que a duplicação ou terceira via for implantada.

Durante o pronunciamento às lideranças da região, o representante da ANTT ainda descartou a possibilidade de uma nova pactuação com a atual concessionária para que ela permaneça na operação da rodovia e realize os investimentos.

Segundo Vitale, é necessário encerrar o contrato com a Triunfo Concebra e firmar um contrato mais moderno e eficaz com uma nova operadora.

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