IBGE
Todas as pessoas respondem ao Censo 2022? Entenda quem será entrevistado
A partir desta segunda-feira (1/7) até o final de outubro, todos os domicílios do Brasil deverão ser visitados por agentes do Censo 2022, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os recenseadores precisam chegar a todos os cantos do país, seja em condomínios fechados, áreas de favela ou ocupação e prédios, por exemplo. As informações são do jornal O Tempo.
Eles abordarão pessoas de todos os domicílios brasileiros, mas apenas um morador precisa participar da pesquisa. Quem estiver em casa no momento da abordagem pode atender o recenseador e responder as perguntas na mesma hora. A preferência é que os entrevistados sejam maiores de 16 anos, mas é possível que adolescentes a partir dos 12 anos respondam. Cabe ao recenseador avaliar, em casos assim, se a pessoa tem condições de responder todo o questionário.
Os recenseadores que não encontrarem moradores no local precisam realizar pelo menos mais três tentativas, uma delas em um turno diferente das demais. Os profissionais podem abordar os domicílios a qualquer momento do dia e inclusive aos finais de semana.
Censo 2022 pode ser respondido por internet e telefone
Quando o recenseador não encontrar ninguém em casa, deixará um bilhete com seu número de telefone para ser realizado um agendamento. Também é possível escolher, na abordagem presencial, responder por telefone ou pela internet.
Quem responder ao Censo pela internet terá sete dias para preencher o formulário após o contato com o recenseador. O IBGE mantém o Centro de Apoio ao Censo (CAC), disponível via 0800 721 8181, para auxiliar nas respostas — o cidadão pode preencher o questionário com ajuda de um funcionário da entidade em tempo real.
Cooperação em condomínios fechados é desafio
O Censo precisa chegar a qualquer rincão do Brasil e há até relatos de recenseadores que precisam de fugir de vacas ao realizar a pesquisa em edições anteriores, dado o empenho necessário para chegar a todos os pontos do país.
Mesmo em grandes centros urbanos, um dos dificultadores para quem faz a coleta são os condomínios fechados. “Condomínios são a maior barreira, porque, neste momento em que todo mundo busca segurança, ninguém quer ser incomodado. Em 2010, já tivemos esse problema”, pontua a chefe da unidade estadual do IBGE em Minas, Maria Antônia Esteves da Silva.
Em prédios residenciais, o primeiro desafio é conseguir a cooperação do porteiro e do síndico, descreve a técnica em informações geográficas e estatísticas no IBGE, Nayla Lopes. “Um desafio são as portarias remotas, em que não temos acesso a uma pessoa para chegar aos moradores. Vamos traçando estratégias”, pontua.
Como reconhecer um recenseador do Censo 2022
A primeira característica são as roupas e o equipamento usados pelos recenseadores: colete e boné azul-marinho que têm a sigla do IBGE e “Censo 2020”. O ano grafado corresponde à previsão inicial para que a pesquisa fosse realizada. Haverá ainda um crachá com identificação do profissional, com nome completo, número da matrícula no instituto, número da carteira de identidade ou CPF e um QR code.
Para garantir que o recenseador é credenciado, basta escanear com o celular o código ou buscar os dados portal do IBGE. Informações também podem ser conferidas pelo telefone 0800-721-8181.