Editorial - Opinião sem medo!

Temos vergonha da política de Nova Serrana

Publicado

em

Nos últimos dias um vídeo foi amplamente compartilhado nas redes sociais de Nova Serrana, com diversos “populares”, afirmando que tem vergonha da Câmara Municipal. Nós deste Popular, como não poderíamos ser diferentes, acompanhamos as manifestações e aqui vamos trazer nosso ponto de vista, não de forma exclusiva aos vereadores, mas sim ao cenário político de nossa cidade.

Claro, como o titulo já diz, “nós temos vergonha da política de Nova Serrana”, e aqui entendam não nos limitamos aos edis, os vereadores fazem parte do jogo, são peças estratégicas no tabuleiro, mas de fato existem outras questões a serem avaliadas que nos dão vergonha nesse momento.

Sem colocar o mérito ou demérito quanto a cassação dos vereadores, em sete processos tão desgastantes e economicamente prejudiciais a Nova Serrana, o que se tem é um prejuízo que, se a justiça não intervier será postergado até ao fim de 2020.

Quando vimos o vídeo dos “populares” pensamos, atitude nobre até que começamos a ver os militantes, cabos eleitorais, pré-candidatos a vereador, tirando uma casquinha no fato. Aí entendemos que em um processo político, o que o denunciante queria não era tão somente a saúde financeira do município e sim, conturbar o cenário político que já estava desgastado por sua própria incompetência.

Dai vemos os militantes, os zés que brigam pelo executivo, os zés que se sentem mais preparados que os atuais vereadores, os zés que fazem a exemplo da base, o que se manda a realeza.

Como forma de pressão vimos e ouvimos carros de som, chamando vereadores de traidores, vimos o jornal do secretário de forma até irresponsável nomear os votos secretos, para incumbir culpa sobre a não cassação. O problema que dois dias depois, após o presidente, que tem sido nas palavras do vereador Cabral, pau mandado do executivo, votar contrário a cassação, e dai as manifestações simplesmente deixaram de acontecer.

Se tratando de votação, os líderes seguiram fieis aos mandos de seu chefe mor, e se você pensa que a votação pelo arquivamento no processo oferecido por Willian Barcelos, contra Osmar Santos, foi devido ao fato do vereador ter virado a mesa em um discurso agressivo contra o denunciante e claro no momento sem direito de defesa. Bom caro leitor você pode estar redondamente enganado.

Ouve-se dizer que ficaria politicamente ruim para a realeza ver seus processos sendo vencidos pela oposição e do nada, um vereador consegue a cassação.

Claro são especulações, mas diante da vergonha que se tem presenciado na cidade, nem mesmo a absurda indicação de que os processos de cassação foram conturbados por interesse de desgastar a imagem da casa, por parte da base do denunciante, não pode ser refutado, por mais que seja em nossa crença improvável.

Seguindo nessa análise temos que salientar, teve presidente de partido, atacando as despesas da casa, mas sua legenda filiou vereador afastado pensando nos votos. Isso não é fator para se ter vergonha?

Se tratando da cassação, nosso repúdio não se limita ao fato de haver ou não cassação, nossa reprovação se coloca nesse momento contra a desqualificada bancada de vereadores que temos em nossa cidade.

Temos um presidente fraco como vereador e autoridade, que segundo informações, quase partiu para as vias de fato para resolver problemas no braço, contra um colega de legislatura.

Temos vereadores que são protagonistas de polêmicas, mas são incapazes de verear pelo povo; temos vereadores que até hoje não entendem que foram eleitos para trabalhar pela população e não para cumprir as ordens vindas da prefeitura, do deputado ou do ex-prefeito.

Ninguém foi cassado porque a vergonha que se instaura dentro da casa legislativa é muito mais vexatória, comprometedora e até mesmo asquerosa do que as possíveis irregularidades cometidas pelos vereadores, lembrando que as práticas são naturais dos edis, tendo sido cometidas em uma passado não tão distantes, até mesmo por ex-vereadores que hoje são presenteados com secretarias no executivo municipal.

Por fim ao se ouvir que os vereadores não foram cassados por interesse no pleito deste ano, pensando nos votos que os mesmos têm em suas consolidadas bases eleitorais, passamos a estender a nossa repudia ao futuro de nossa política, uma vez que tal feita não corrobora para a absolvição ou condenação, mas sim ocorreu por interesse próprio, em conseguir, votos, aumentar o percentual da legenda para assim talvez interferir diretamente na vida do gestor que há de vir.

Com tais argumentos colocados na mesa, não resta outra coisa a não ser reafirmar “temos vergonha da política de Nova Serrana”, e seguindo nesse contexto, queremos deixar claro que, não adianta querer comprar nossos profissionais, persuadir nosso entendimento, ou fazer ofertas indecentes de salários e cargos. Nós vamos permanecer sendo O Popular, e vamos a gosto e desgosto dos “políticos”, continuar expondo os vexames que estão por trás dos nobres que transitam na política municipal.

Tendência

Sair da versão mobile