Belo Horizonte
Táxi de caminhonete é autorizado em Belo Horizonte; veja detalhes
Objetivo é possibilitar aos motoristas o transporte de volumes maiores e cargas leves
O uso de caminhonetes como táxi foi autorizado pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) em decreto publicado nesta sexta-feira (4 de outubro) no Diário Oficial do Município (DOM). A medida atende a uma demanda da categoria, conforme antecipado por O TEMPO no fim de agosto. O objetivo é possibilitar aos motoristas o transporte de volumes maiores e cargas leves, como compras de supermercado e bagagens e malas.
No decreto, a prefeitura também listou os requisitos dos veículos, que precisam ser cabine dupla, para operarem como táxi. Os veículos precisam ter potência mínima de 130 cavalos (para modelos a gasolina) e capacidade de máxima de caçamba de 990 litros, que podem ser usadas apenas para transportar volumes pertencentes aos passageiros. Além disso, os automóveis devem estar equipados com capota impermeável.
A regulamentação também proíbe o transporte de itens que excedam as dimensões da caçamba ou causem deformações na capota, assim como circular com a tampa da caçamba aberta ou com o uso de extensores e acessórios semelhantes.
Quando a medida ainda era estudada pela prefeitura, o presidente do Sindicato dos Taxistas de Minas Gerais (Sincavir), Carlos Roberto Luiz Fernandes, reforçou a vantagem para a categoria de conseguir transportar maior volume para os clientes.
“Vai agregar muito valor ao nosso trabalho e, dentro do nosso aplicativo, o Táxi Belô, teremos a possibilidade de incluir a função de transporte de envios de mercadorias. Portanto, é algo que iria agregar muito valor ao serviço de táxi”, afirma. Atualmente, há aplicativos que disponibilizam esse tipo de serviço e, com a aprovação da PBH, os taxistas passam a competir também no setor de pequenos fretes.
Foto: Stellantis/Divulgação – Com informações de O Tempo: https://www.otempo.com.br/cidades/2024/10/4/taxi-de-caminhonete-e-autorizado-em-belo-horizonte–veja-detalhe