Conecte-se Conosco

Calçados

Sustentabilidade do calçado brasileiro na Expo 2020 Dubai

Publicado

em

O calçado brasileiro terá espaço especial no pavilhão brasileiro da Expo 2020 Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, entre os dias 2 e 5 de novembro. Localizado no distrito da Sustentabilidade, o pavilhão do Brasil será um dos mais de 190 países que estarão representados na exposição e recepcionará exposições, ativações de marcas brasileiras e espaços de experiência para fortalecer a  imagem do País.

A participação do calçado brasileiro é organizada pelo Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Paola Pontin, destaca que o Brazilian Footwear apresentará seu reposicionamento como importante player no setor calçadista mundial e apresentará seu perfil de uma cadeia calçadista sustentável, trazendo também exemplos de sucesso de empresas calçadistas brasileiras que vêm incorporando a sustentabilidade como estratégia em seu negócio. Além disso, será reforçado o ineditismo de o setor contar com a única certificação de sustentabilidade da cadeia calçadista, o Origem Sustentável.

“Teremos um espaço de destaque com uma exposição sobre a sustentabilidade no setor calçadista para visitantes do pavilhão que virão do mundo inteiro. E em um dos dias faremos uma recepção especial para compradores convidados pelas próprias calçadistas que farão parte do grupo participante. O potencial de divulgação da imagem do calçado verde-amarelo é muito relevante”, avalia Paola. As inscrições, que são limitadas e contam com critérios de participação relacionados à sustentabilidade, estão abertas até o próximo dia 10 de setembro pelo e-mail [email protected].

Origem Sustentável
Com um projeto piloto lançado em 2013 e uma versão reformulada a partir de 2019, o Origem Sustentável é a única certificação no mundo voltada às empresas produtoras de calçados e insumos do setor calçadista. Baseado nas melhores práticas internacionais de sustentabilidade, segue indicadores de cinco dimensões: econômica, ambiental, social, cultural e gestão da sustentabilidade e vem ganhando visibilidade não somente no Brasil, mas no mercado internacional.

O gestor de Projetos da Abicalçados, Cristian Schlindwein, comenta que muitos compradores internacionais já procuraram a Abicalçados em busca de empresas certificadas em sustentabilidade. “Cada vez mais os consumidores, especialmente da Europa e Estados Unidos, estão atentos não só à origem, mas ao perfil das marcas e empresas que compram, e isso vem  impactando diretamente nos critérios de seleção de compradores internacionais”, frisa.

O Origem Sustentável já tem nomes como Vulcabras, Piccadilly, Bibi, Boxprint e Caimi & Liaison certificadas, e outras em processo de implementação, caso da Schutz, Usaflex, Ramarim, Beira Rio, Via Marte, Redeplast, Calçados Ala e Bebecê. Com auditorias credenciadas pela SGS, Bureau Veritas, ABNT e Senai, a certificação conta com quatro níveis de evolução: Bronze (para empresas que cumpram o mínimo de 20% a 30% dos indicadores propostos), Prata (40%), Ouro (60%) e Diamante (80%).

Expo Dubai
A Expo Dubai é a próxima edição da Exposição Universal, evento itinerante que ocorre a cada cinco anos, em que a maior atração são os pavilhões dos países participantes. O evento ocorrerá entre 1º de outubro de 2021 e 31 de março de 2022, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.  A expectativa é atrair milhões de visitantes de todo o mundo com o intuito de explorar inovações, ideias, avanços científicos e tecnológicos. Reunirá diversos setores, tais como: empresas privadas, ONGs e instituições governamentais, todas destinadas a discutir negócios, tecnologia, urbanismo, sustentabilidade, ciências, cultura, gastronomia e economia.  Saiba  mais sobre a participação brasileira em https://www.brasilexpodubai2020.com.

Fonte: Abicalçados

Publicidade
Publicidade

Política

Publicidade