Calçados
Sindinova oferece consultoria para desenvolvimento de produtos
O Sindinova em parceria com a Fiemg e o Senai contrataram, recentemente, duas designers para desenvolver coleções de calçados para os associados ao Sindicato. Inicialmente, serão atendidas 20 empresas, prioritariamente, aquelas que participarão da 25ª Fenova.
Segundo o presidente do Sindinova, Ronaldo Lacerda, à princípio, as profissionais irão visitar as indústrias, fazer o diagnóstico, levantar dados e conhecer o trabalho realizado na fábrica para captar a identidade da organização e, assim, criar produtos que atendam ao perfil industrial.
“Elas irão trabalhar a criação de coleções e o desenvolvimento de produtos nas empresas. Trabalhar a parte de produto, materiais, cores, construções, ajudar a empresa a interpretar a tendência de consumo, a de comportamento de consumidor, a tendência de materiais e de moda e junto com a empresa criar estes produtos”, explicou Lacerda.
Ainda de acordo com Ronaldo, o propósito é que as fábricas melhorem suas criações de produtos, tenham mais informações e com o suporte, desenvolver novas coleções.
“Nós temos que preparar as fábricas para apresentar bons e adequados produtos para os clientes. Além disso, nós também vamos fazer um trabalho de pesquisa para apresentar aos associados”, garantiu Lacerda.
Sobre as estilistas
A designer Monica Machado Baptista, de Belo Horizonte, tem 40 anos de profissão e é uma das contratadas para atuar na prestação de serviços junto aos associados. A profissional tem uma larga experiência em empresas de pequeno e grande porte do setor calçadista de várias regiões do país. Também já foi proprietária de fábrica de calçados por 21 anos e por 14 anos foi dona de uma loja de sapatos.
A estilista, que já se aprofundou nos estudos de pesquisas com grandes redes de lojas, disse que vir para Nova Serrana é um estímulo para sua carreira e espera criar produtos inovadores e de moda.
“Eu achei um desafio esta história de inovação de Nova Serrana. Desde quando eu tinha minha fábrica, em BH, eu escutei falar sobre Nova Serrana e nos últimos anos a cidade tem despertado muito o interesse do mercado. Nova Serrana também é capaz de criar algo diferenciado, de fazer produto de moda”, destacou Baptista.
A outra estilista que também atuará no setor é a Caroline Sarmento. Natural de Campinas, interior de São Paulo, Caroline já tem experiência em algumas fábricas do Polo Calçadista de Nova Serrana e, inclusive, integrou o projeto Moda Agora do SEBRAE. Conforme enfatizou Caroline, seu objetivo é poder contribuir com criatividade e abrir o olhar do empreendedor para novas possibilidades de produtos.
“Em um primeiro momento, eu penso em conseguir atender diversos nichos e ter mais abrangência de criação. E também o fato de trazer novidade vai me possibilitar despertar a parte criativa e mostrar tendências de moda originais”, disse Sarmento.
Interessados participantes da 25ª Fenova podem em contato com Edimar Gois, no telefone (37) 3228-8500, e solicitar o termo de adesão.