Belo Horizonte
Sindicato quer volta às aulas presenciais em toda região metropolitana de BH
O Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep-MG) pretende propor que as cidades da região metropolitana de Belo Horizonte façam o retorno das aulas presenciais semelhante ao da capital. Na segunda-feira, 26 de abril, os alunos do ensino infantil voltaram às salas de aula em BH após mais de um ano longe das escolas.
“Estamos buscando a adequação nos municípios em todo o Estado. Nas cidades da Grande BH, como Contagem e Nova Lima, estamos entrando em contato com as prefeituras. Vimos que a decisão de voltar pela educação infantil foi muito acertada. Belo Horizonte demorou, mas foi bom começar pelos pequenos, eles e as escolas do ensino infantil foram os que mais sofreram com a pandemia. Queremos que mais cidades voltem”, afirmou a presidente do sindicato, Zuleica Reis.
O Sinep estima que 40% das escolas fecharam durante pandemia, sendo que a maioria foi do ensino infantil. “Muitos pais acabaram tirando, principalmente, de zero a três anos, muitas escolas iniciaram o ano sem uma matrícula sequer. Essas escolas vão poder ter um fôlego se voltarem”, explicou Zuleica.
Em Belo Horizonte, a prefeitura de BH afirmou, na última semana, que a reabertura das unidades para outras faixas etárias vai depender do comportamento do ensino infantil durante as três primeiras semanas. Segundo Zuleica, a expectativa é que o retorno aconteça em breve para todos os alunos.
“Estamos acompanhando diariamente qual será o impacto desse retorno, avaliando a saúde dos alunos e professores. Mas nossas expectativas é que tudo ocorra bem e em breve caminharemos para que os alunos estejam presencial”, pontuou.
A reportagem entrou em contato com as prefeituras de Contagem e Nova Lima para saber se há a possibilidade do retorno às aulas nas cidades e aguarda a resposta.
Retorno em BH
Nesta segunda-feira (26), de acordo com o sindicato, são esperados o retorno de 28.112 estudantes no ensino privado em Belo Horizonte. À volta as aulas é facultativa e cada família vai poder decidir o momento ideal para o retorno. Mas segundo o Sinep, 80% dos pais foram favoráveis à volta as aulas. A retomada das aulas presenciais para a educação infantil na capital foi anunciada pela prefeitura na última semana, devido à queda dos índices de transmissão e óbitos por Covid-19 na capital.
“É um momento de muita alegria e esperança. Foi um dia muito esperado por milhares de alunos, que sofreram muito os prejuízos durante essa pandemia. A estimativa é mais de 80% das escolas abriram. Os pais estão seguros, as escolas estão se preparando desde o ano passado”, pontuou.
Neste primeiro momento, as salas de aula de aulas só vão receber crianças de até 5 anos e 8 meses, de forma escalonada para evitar aglomerações. Para o retorno das atividades, a prefeitura de Belo Horizonte publicou um protocolo, que prevê entre outras coisas, que o tempo máximo de permanência do aluno na escola seja de, no máximo, quatro horas. Além da higienização constante e do uso da máscara, as salas de aula só poderão ter 12 alunos.
“O principal é resgatar a parte emocional dessas crianças, receber com o carinho professores, que ficaram tanto tempo longe, e dar segurança para as famílias nesse retorno”, concluí a presidente do Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep-MG), Zuleica Reis.
As aulas presenciais da educação infantil na rede municipal de Belo Horizonte serão retomadas no dia 3 de maio. Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SMED), as instituições irão abrir hoje, sem as crianças, apenas para que professores se preparem para o retorno das atividades na próxima semana.
Fonte: por Letícia Fonte – O Tempo