Minas
Serviço ‘Emergência MG’ é ampliado para todo o estado; veja como funciona

A partir desta sexta-feira (21/3), mineiros de todo o estado passam a ter acesso ao “Emergência MG”, que permite acionar as Forças de Segurança – Polícia Militar (PMMG), Polícia Civil (PCMG) e Corpo de Bombeiros (CBMMG) – além de enviar fotos, vídeos e a localização.
O serviço está disponível em app, site e no Telegram. O governador do estado, Romeu Zema (Novo) fez o anúncio em entrevista coletiva em Ipatinga, no Vale do Aço, onde também foi apresentada a nova sede da PC no município.
São três formas de acesso: pelo site, aplicativo do Governo de Minas (MG App) e pelo Telegram (buscando na lupa de busca por “Emergência MG”). Em um primeiro momento, o sistema foi lançado em Lagoa Santa, Região Metropolitana de BH.
“Estamos expandindo o Emergência MG para os 853 municípios, o que é de fundamental importância para oferecermos mais um canal para quem precisa entrar em contato com a segurança pública. É um grande avanço”, afirmou Zema.
Além do chat virtual, o Emergência MG pode ser utilizado por pessoas surdas. Outra novidade é que a interface permite o compartilhamento de localização, o envio de fotos e a realização de videochamadas para relatar as situações de emergência, com segurança.
Apesar de ter sido ampliado pela alta demanda nos acionamentos das Forças de Segurança pelo telefone, é importante ressaltar que a plataforma não substitui os números 190 (PM), 197 (PC) e 193 (CBMMG).