Enfermeira de formação e empresária do ramo de aluguel de equipamentos e comércio de máquinas para construção, Ana Paula Lobato, 38 anos, é nascida em Pinheiro-MA, mesma cidade-natal do ex-presidente José Sarney (MDB), e mãe de dois filhos. Ela será a senadora mais jovem do país.
Lobato é casada com o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, o deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), e preside o Grupo de Esposas de Deputados do Estado do Maranhão (GEDEMA). Em seu site, a organização diz trabalhar pela melhoria das condições de vida dos servidores da Assembleia Legislativa e por projetos de cunho social.
Em 2020, quando era filiada ao PDT, Lobato foi eleita vice-prefeita de Pinheiro, cargo que ocupa até hoje, na chapa de Luciano Genésio (PP). Depois, chegou a ser empossada prefeita do município após o mandatário ter sido afastado pela Justiça, mas um mês depois, o titular retomou o posto.
A partir de 1º de fevereiro, a senadora eleita vai compor a bancada do Maranhão na Casa ao lado de Eliziane Gama (Cidadania) e Weverton Rocha (PDT). Inicialmente, os três devem votar favoravelmente às pautas do governo Lula.
“Conte com meu empenho no Senado Federal. Juntos, trabalharemos para que tenhamos um país mais justo”, publicou Lobato nas redes sociais. A senadora eleita também comemorou a escolha de Flávio Dino para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Desejo sorte ao amigo e senador @FlavioDino nesta nova missão de comandar o Ministério da Justiça. Não tenho dúvidas de que fará um excelente trabalho. Com certeza, este é mais um grande passo na reconstrução do nosso país sendo concretizado. Nós, brasileiros, confiamos em você! pic.twitter.com/0q0MHZdGBX
— Ana Paula Lobato (@anapaulalobato_) January 2, 2023