Cidadania

Secretaria Municipal de Saúde se posiciona sobre caso de morte por dengue confirmado em Nova Serrana.

Publicado

em


Vítima que teve óbito confirmado por dengue era uma mulher de 27 anos. Além da morte de Nova Serrana mais três mortes por dengue em cidades da região Centro-Oeste foram confirmadas

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) confirmou um óbito por dengue em Nova Serrana. A informação foi publicada no Boletim Epidemiológico divulgado nesta segunda-feira dia 09 de setembro.

Ao todo três casos de morte por dengue vinham sendo investigados no município, sendo esse óbito o primeiro confirmado pelo governo de Minas em Nova Serrana.

Cabe ressaltar que as outras duas mortes seguem sendo investigadas e ainda não foi descartado pela SES que as mortes tenham como motivo a dengue.

A cidade de Nova Serrana segue sendo o município na região com o maior número de casos notificados de dengue em 2019, contabilizando de janeiro a primeira semana de setembro 4.433 registros suspeitos de dengue.

Caso confirmado

Nossa reportagem entrou em contato com a secretária Municipal de Saúde Glaucia Sbampato, que repassou a nossa equipe que a vítima do caso confirmado foi identificada como L.S.L com idade de 27, do sexo feminino.

Segundo repassado por Glaucia “a paciente começou a apresentar no dia dia 15 de abril, febre, náusea, dor abdominal intensa, diarreia e sonolência. O caso então hematêmese, plaquetopenia, agitação, lipotimia e extremidades frias, vindo infelizmente a óbito no dia 20de abril”. Pontuou.

A secretária informou ainda que os outros dois casos suspeitos no município seguem sendo analisados. “Ainda não foram descartadas as outras duas mortes, elas seguem sendo avaliadas pela Fundação Ezequiel Dias (FUNED) e assim que forem descartadas ou confirmadas, repassaremos a imprensa as informações dos casos”, afirmou Sbampato.

Por fim a secretária ressalta ainda que a prefeitura tem cumprido com seu papel no combate a dengue e solicita mais uma vez que a população possa auxiliar no combate ao vetor. “Quando estivemos em período de maior incidência de casos estabelecemos todas as providências cabíveis ao município. Realizamos ainda ações de combate ao foco de transmissão da dengue, mas é necessário novamente ressaltar, a importância da população no apoio a causa e combate a dengue. Cada cidadão pode ajudar evitando os focos prováveis de proliferação do mosquito da dengue, o LIRA’a apontou novamente que a maioria maciça dos focos estão nas residências, então precisamos do apoio e comprometimento de todos para que mais casos como esse não voltem a acontecer em nossa cidade”, finalizou a secretária.

Centro Oeste Mineiro

Além da morte registrada em Nova Serrana outras três também foram sinalizadas como positivas tendo como causa a dengue, os óbitos ocorreram em Divinópolis, Arcos e São Gonçalo do Pará.


Junto com Divinópolis, Nova Serrana passa a ter então uma morte que estava sobre investigação confirmada, vale lembrar que Arcos e São Gonçalo do Pará já registraram mortes por dengue neste ano.

Após a divulgação do boletim o Centro-Oeste Mineiro passa a somar 11 mortes por dengue em 2019, sendo Nova Serrana a cidade com o maior número de casos notificados de dengue em 2019, com 4.433 registros.

Por sua vez Divinópolis segue como a segunda cidade com mais casos registrados da doença neste ano contabilizando 4.091 casos prováveis de dengue.

Formiga também teve destaque negativo no último boletim, isso porque foram registrados 168 novos casos desde o último boletim, a cidade agora soma 1.247 registros este ano.

Ao todo o Estado de Minas Gerais já registrou 474.693 casos prováveis da doença somente em 2019.


Tendência

Sair da versão mobile