Saúde
Secretaria Municipal de Saúde informa que 1ª etapa da vacinação contra Sarampo termina nesta sexta
Conforme calendário do Ministério da Saúde, 2ª fase começa dia 18 de novembro e será direcionada para jovens e adultos entre 20 e 29 anos
Atenção pais e responsáveis por crianças de 05 meses a 06 anos de idade, na próxima sexta-feira, dia 25 de outubro se encerra a ultima semana para vacinar seu filho contra o Sarampo.
Segundo informado pelo calendário nacional de vacinação e ratificado pela prefeitura de Nova Serrana por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a primeira etapa da vacinação conta o Sarampo termina nesta sexta-feira.
Para imunizar as crianças basta leva-las com o cartão de vacinas em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou na policlínica municipal, pois, segundo informado as doses para a imunização estão disponíveis nas unidades.
Vale ainda ressaltar que a unidades de saúde, tem horários específicos de vacinação, então os responsáveis pelas crianças devem consultar o horário na unidade de saúde do seu bairro, para que seja realizada a imunização.
Segundo informado pela secretária Municipal de Saúde, Glaucia Sbampato, no último “dia D vacinação” 1740 pessoas compareceram nas unidades de saúde de Nova Serrana para colocarem o cartão de vacinação em dia.
Ainda segundo a secretária 569 crianças foram vacinadas contra Sarampo no d”ia D Vacinação”.
2ª etapa
De acordo com o Ministério da Saúde, a 2ª etapa da vacinação contra sarampo acontece entre os dias 18 e 30 de novembro e será direcionada para jovens e adultos na faixa etária de 20 a 29 anos.
Também será realizado o “Dia D” para esse público, que conforme o cronograma divulgado será no dia 30 de novembro (sábado) de 8h às 16h.
Nesta etapa O Ministério da Saúde priorizou o grupo de 20 a 29 anos de idade devido ao expressivo número de casos confirmados nessa faixa etária.
Como prevenir o Sarampo?
O sarampo é uma doença que pode ser evitada por meio da vacinação. Os critérios de indicação da vacina são revisados periodicamente pelo Ministério da Saúde e levam em conta: características clínicas da doença, idade, ter adoecido por sarampo durante a vida, ocorrência de surtos, além de outros aspectos epidemiológicos.
Doses a serem ministradas nas crianças
- Dose zero: Devido ao aumento de casos de sarampo, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra).
- Primeira dose: Crianças que completarem 12 meses (1 ano).
- Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida.
Adultos devem se vacinar?
Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina;
Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente.
Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra?
Nesse caso se a pessoa não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra e foi imunizado contra a doença, o individuo com idade de 01 a 29 anos será necessário a ministração de duas doses da vacina. Já populares de 30 a 49 anos, apenas uma dose é necessária.
Grávidas podem tomar a vacina contra o sarampo?
A vacina é contraindicada durante a gestação, pois são produzidas com o vírus do sarampo vivo, apesar de atenuado (enfraquecido). A gestação tende a diminuir a imunidade da mulher, o que deixa o sistema imunológico mais vulnerável e, por isso, a vacina pode desenvolver a doença ou complicações.
O recomendado pelo Ministério da Saúde é que a mulher que faça planos de engravidar tome todas as doses da vacina antes, e mantenha toda a rotina prevista no Calendário Nacional de Vacinação atualizada, para se proteger e proteger o bebê.
Quais são as vacinas que protegem do sarampo?
A profilaxia (prevenção) do sarampo está disponível em apresentações diferentes. Todas previnem o sarampo e cabe ao profissional de saúde aplicar a vacina adequada para cada pessoa, de acordo com a idade ou situação epidemiológica.
Os tipos de vacinas ofertadas atualmente são:
- Tríplice viral – Protege do vírus do sarampo, caxumba e rubéola;
- Tetra viral – Protege do vírus do sarampo, caxumba, rubéola e varicela (catapora).