Esportes

Saiba quando diretoria do América vai apresentar proposta da SAF aos conselheiros

Publicado

em

América recebeu oferta milionária para vender 90% das ações da SAF - Créditos: Mourão Panda/América

Coelho recebeu oferta de 120 milhões de euros, mas quer 80 milhões de euros apenas pelo futebol

O América tem uma proposta para vender 90% das ações da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) por 120 milhões de euros (cerca de R$ 647 milhões na cotação atual) para um grupo de investidores comandado por um austríaco, como a Itatiaia informou com exclusividade. A oferta foi feita ao Coelho há cerca de 120 dias, mas ainda não foi apresentada aos conselheiros. Com informações de Itatiaia.

Em entrevista à Itatiaia, Marcus Salum, presidente da SAF do América, explicou o motivo. Ele revelou que os advogados do clube analisam calmamente a oferta para que o Coelho não tenha nenhum tipo de prejuízo com o acordo no futuro.

“Numa primeira discussão, quando a gente acha a proposta viável, ela vai para os poderes do clube, primeiro para o Conselho Conjuntivo e depois para o Conselho Deliberativo e Assembleia Geral. Por que não levamos? Porque não temos a garantia que essa proposta vai ter segurança para o América poder entrar na aventura da SAF. As pessoas envolvidas são de bom nível, sérias, mas estamos avaliando”, disse Salum.

“Só que ela é uma proposta ainda inconsistente, porque ela ainda tem uma discussão de uma série de coisas, como segurança que a gestão vai utilizar um recurso, vai pagar essa conta, que não é recurso próprio, é recurso de investidor. Tem uma série de problemas que nossos advogados estão tratando para, depois, o Conselho discutir. Ainda não estou extremamente otimista, porque é um recurso que vai ser captado por um grupo. Esse recurso, captado, é colocado no América. A operação tem que pagar, porque se não pagar gera risco para o América. O América vai fazer a SAF, desde que tenha uma boa proposta”, completou.


Salum acredita que o conselho poderá apreciar os documentos da possível venda da SAF do América em janeiro. Caso tudo dê certo, ele espera o anúncio do acordo para meados de 2024.

“Tem um grupo estudando, tem reuniões acontecendo. Quando for viável, a gente vai levar. Não é imediato. É um projeto, se der tudo certo, para o meio do ano que vem. Nós temos até cronograma junto com o investidor de aprovação. Tudo vai ser apresentado ao conselho. Nada no América é feito à deriva do conselho. Isso vai ser apresentado ao Conselho em janeiro. Temos 60 dias para discutir todas as cláusulas contratuais”, concluiu.

Saiba mais sobre a oferta

A proposta inclui o controle de todo o departamento de futebol. Isso inclui profissional, base, feminino, além de propriedades comerciais do clube. A princípio, os imóveis do América não entrariam na negociação com o grupo austríaco.

Marcus Salum, presidente da SAF do América, detalhou a proposta em entrevista exclusiva à Itatiaia. O dirigente diz que o Coelho não vai negociar o CT Lanna Drumond e o Independência. Com isso, o valor da oferta cai para 80 milhões de euros (cerca de R$ 431 milhões).

“A proposta inicial era de 120 milhões de euros, mas não era só o futebol, envolvia dois elementos: um de exploração de estádio no Brasil e um centro de excelência física no Brasil, que nós eliminamos da proposta, que eram de 20 milhões de euros cada um. A proposta do futebol é de 80 milhões de euros”, disse Salum.

Tendência

Sair da versão mobile