STF
Rosa Weber é eleita presidente do STF; posse será em setembro
A ministra Rosa Weber foi eleita nesta quarta-feira (10/8) para o cargo de presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A posse está prevista para 12 de setembro. As informações são do jornal O Tempo.
O Plenário do Supremo elegeu para a vice-presidência o ministro Luís Roberto Barroso. A votação seguiu a linha sucessória determinada pela antiguidade.
Nascida em Porto Alegre (RS) e especialista na área trabalhista, Rosa Weber é conhecida pela discrição e por se manifestar apenas nos autos do processo.
A ministra vai suceder Luiz Fux, presidente da Corte nos últimos dois anos. No entanto, não vai cumprir os dois anos de mandato porque se aposenta antes, em outubro de 2023, quando completa 75 anos — idade limite para a aposentadoria compulsória no serviço público.
Em rápido discurso, a presidente eleita abordou os “tempos tumultuados” e afirmou que vai atuar com “toda serenidade e com a certeza do apoio de vossas excelências, sempre na defesa da integridade e da soberania da Constituição e do regime democrático”.