Esportes
Rivais na Copa do Brasil, Cruzeiro e Renato Gaúcho tiveram sintonia perfeita em 1992; relembre
Cruzeiro e Grêmio, de Renato Gaúcho, fazem nesta quarta-feira, às 19h30, em Porto Alegre, o primeiro duelo pelas oitavas de final do torneio nacional
Maiores campeões da história da Copa do Brasil, Cruzeiro e Grêmio fazem nesta quarta-feira, às 19h30, na Arena, em Porto Alegre, o primeiro duelo pelas oitavas de final do torneio nacional. Rivais, o clube mineiro e Renato Portaluppi, técnico tricolor, tiveram sintonia fina em 1992. Àquela altura com 30 anos e um dos grandes atacantes do futebol brasileiro, Renato defendeu o clube celeste por pouco mais de três meses e teve passagem perfeita, com 18 gols em 18 jogos e dois títulos: o bi da Supercopa dos Campeões da Copa Libertadores e o Campeonato Mineiro. Com informações de Itatiaia.
Renato Gaúcho acertou com o Cruzeiro após a decisão do Campeonato Brasileiro de 1992, entre o Botafogo, seu clube, e o Flamengo, campeão daquele ano. O atacante compareceu ao churrasco do título flamenguista e gerou mal-estar com a cúpula botafoguense. Sem clima em General Severiano, firmou acordo com os mineiros.
A estreia de Renato Gaúcho pelo Cruzeiro foi justamente num amistoso contra o Botafogo, no Mineirão, em 3 de setembro de 1992. Na vitória celeste por 2 a 1, o estreante deu uma assistência para Cleison e marcou um gol de cabeça.
Nas 17 partidas seguintes com a camisa azul, Renato manteria a média de um gol por apresentação. Foram seis gols na conquista da Supercopa e 11 no título do Estadual sobre o América.
Cinco gols de Renato contra o Atlético Nacional-COL
Uma das atuações mais marcantes de Renato pelo Cruzeiro foi na vitória por 8 a 0 sobre o Atlético Nacional de Medellín, da Colômbia, pelas oitavas de final. O atacante marcou cinco gols no Mineirão diante de mais de 64 mil pessoas. Na campanha vitoriosa, o Cruzeiro ainda passaria por River Plate, Olimpia e Racing.
Quatro gols sobre o América na final do Mineiro
Além dos seis gols pela Supercopa, Renato marcou 11 gols no Mineiro, mas viu o companheiro Tôto, com 16, se tornar o artilheiro. A despedida da meteórica passagem de Portaluppi pelo Cruzeiro foi na decisão contra o América, realizada em dezembro.
Antes da final, Renato havia prometido marcar três vezes sobre o rival. Ele cumpriu o combinado e fez um hat-trick na vitória por 3 a 2 no duelo de ida. Na volta, celebrou a conquista com mais um gol e uma assistência para Roberto Gaúcho no triunfo por 2 a 0.
Recusa à proposta de US$ 500 mil para ficar no Cruzeiro
Naquela passagem pelo Cruzeiro, Renato ainda fez quatro partidas pela Seleção Brasileira e marcou três gols. Sonhada pela torcida, a renovação de contrato não ocorreu. O atacante se transferiu para o Flamengo logo no início de 1993.
O então presidente César Masci chegou a oferecer US$ 500 mil a Renato por um contrato de 12 meses. Mas a vontade dele voltar ao Rio falou mais alto.
“(A passagem pelo Cruzeiro) Foi um grande momento meu”, lembrou Renato Gaúcho em entrevista ao Superesportes em 2012.
No Cruzeiro, Renato atuou ao lado de grandes nomes da história do clube, como o goleiro Paulo César Borges, os laterais Paulo Roberto e Nonato, os zagueiros Célio Lúcio, Luisinho e Adilson, o volante Douglas, os meias Boiadeiro e Luís Fernando Flores, e os atacantes Betinho, Cleison, Edson e Roberto Gaúcho.
Gols de Renato Gaúcho pelo Cruzeiro em 1992
Renato Gaúcho como atacante do Cruzeiro
- 18 gols em 18 jogos
- Títulos: Supercopa e Campeonato Mineiro de 1992
Primeiro jogo
- 3/9/1992 – Cruzeiro 2 x 1 Botafogo (amistoso, no Mineirão)
Último jogo
- 20/12/1992 – Cruzeiro 2 x 0 América (final do Mineiro, Mineirão)