Nacional
Relatório aponta 111 casos de violência contra a imprensa em 2023
A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert) divulgou, nesta quinta-feira (4/4), o relatório Violação à Liberdade de Expressão, em que aponta que, no último ano, foram registrados 111 casos de violência não letal envolvendo pelo menos 163 jornalistas no último ano, o que representa uma redução de 19% dos casos e de 23,11% na quantidade de vítimas, em relação a 2022. Com informações de Correio Braziliense.
O relatório reúne também destacou o assassinato de Thiago Rodrigues, morto com nove tiros em uma festa de confraternização com os amigos em Vicente de Carvalho (SP), após receber ameaças pelas denúncias de irregularidades na gestão pública do município que publicava em um blog. A Abert destacou que, apesar do crime, execuções deste tipo não são comuns no Brasil.
Mesmo assim, foi apurado que, segundo os dados, pode-se estimar que a cada três dias a imprensa sofreu algum ataque em 2023. Agressões físicas lideram o ranking de violações, com ao menos 45 casos, 40% do total levantado.
O diagnóstico também destacou as agressões sofridas pelos profissionais da imprensa na cobertura dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.