Em entrevista ao Poder360, a especialista afirmou que a apreensão do mercado em relação às medidas de contenção da covid-19 gira em torno dos efeitos da retração econômica ao longo dos próximos meses.Ela destaca 2 segmentos mais alarmantes: aumento do desemprego e da falência de médias e pequenas empresas.“Nós estimamos que até o 2º trimestre já deve ter algo como 7 milhões de empregos perdidos. É algo muito expressivo se a gente pensar numa população ocupada de 95 milhões”, explicou.

Alessandra afirma que a dificuldade de acesso ao crédito pode custar o negócio de empresas mais vulneráveis. “A gente deve observar o incremento no número de falências efetivamente dessas empresas mais vulneráveis, que não vão conseguir realmente sobreviver à pandemia”, disse.

Frente à crise da covid-19, medidas de isolamento social foram adotadas pelos governos mundo afora. Contudo, Alessandra avalia que o cenário pandêmico é agravado pela disputa entre poderes no Brasil. “O fato é que esse cenário pandêmico está sendo maximizado pela crise político-institucional. Então, esse aspecto […] vai tornar a saída, uma saída mais difícil, mais dura”, afirmou.

Assista à integra da entrevista (27min40seg):

http://https://youtu.be/FAARTaeVT6g

  • Fonte: poder360