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Reclamações caem no primeiro semestre, mas Anatel tem 5,2 mil queixas por dia

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O Brasil registrou 5,2 mil reclamações por dia, no primeiro semestre deste ano, referentes à prestação de serviços de telefonia móvel e fixa, TV por assinatura, e banda larga fixa. Balanço divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) indica que 951.303 queixas foram feitas junto ao órgão entre janeiro e junho. As informações são da Agência Brasil.

O número é 22,1% do que o foi apurado no primeiro semestre de 2021, quando a Anatel contabilizou 1.222.676 reclamações. Se considerado os dados desde o início de 2020, a queda foi ainda maior, chegando a 37%. “O resultado do 1º semestre de 2022 retoma a tendência de queda nas reclamações desde o recorde de quatro milhões de queixas registradas em 2015.

A redução havia sido interrompida nos dois primeiros anos da pandemia de Covid-19”, argumenta a Anatel. O serviço que registrou o maior índice de insatisfação foi o de celular pós-pago, com 360.068 queixas. Conforme a Anatel, desde agosto de 2020 as operadoras contam com ouvidorias para atendimento aos consumidores.

Além disso, “a Superintendência de Relações com Consumidores (SRC) da Agência tem realizado Procedimentos de Fiscalização Regulatória sobre Cancelamento de Serviços e Telemarketing, entre outros assuntos, para melhorar a relação entre consumidores e prestadoras de telecomunicações”, informa a Anatel.

Campeões de reclamações

  • Celular pós-pago: 360.068
  • Banda larga fixa: 240.098
  • Celular pré-pago: 143.739
  • Telefonia fixa: 135.271
  • TV por assinatura: 65.887
  • Outros: 6.250

Como reclamar?

O consumidor que deseja registrar alguma reclamação contra operadoras de telecomunicações deve, inicialmente, registrar a queixa junto à empresa prestadora de serviço. Caso não tenha sucesso, pode efetuar um registro no aplicativo e site Anatel Consumidor, sendo necessário ter cadastro no sistema gov.br para acessar a página.

Os problemas também podem ser reportados pelo telefone 1331. Para auxiliar a população, a Anatel elaborou um guia orientando o registro das intempéries.

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