Esportes
Rebaixado e demitido: o último trabalho de Zé Ricardo, próximo do Cruzeiro
Treinador deve assinar com a Raposa para assumir o lugar de Pepa e comandar a equipe até o fim do Brasileirão
O técnico Zé Ricardo, de 52 anos, está próximo de assumir o lugar do português Pepa no Cruzeiro. O treinador deve assinar um contrato de três meses com o clube celeste e comandar a equipe até o fim da temporada. Com informações de Itatiaia.
A Itatiaia mostra abaixo detalhes do último trabalho de Zé Ricardo. O treinador deixou o Vasco em 2022 e assumiu o comando do Shimizu S-Pulse, do Japão.
Zé Ricardo chegou ao Shimizu S-Pulse após a 16ª rodada do Campeonato Japonês de 2022, em junho. Na ocasião, a equipe era a primeira da zona de rebaixamento, na 16ª posição, com 13 pontos.
Após eliminação na terceira fase da Copa do Imperador, a Copa do Japão, Zé Ricardo seguiu no comando técnico do Shimizu. Contudo, foi rebaixado para a Segunda Divisão Japonesa. A equipe terminou a competição na vice-lanterna (17ª posição), com 33 pontos.
O treinador foi mantido no cargo para 2023. O trabalho, no entanto, não engrenou. Em abril, depois de sete rodadas na J-League 2 e participação modesta na Copa da Liga Japonesa, Zé Ricardo foi demitido.
O time ocupava a 19ª posição, com cinco pontos. O Shimizu tinha a mesma pontuação do 21º e vice-lanterna JEF United, que abria a zona de rebaixamento para a Terceira Divisão do Japão.
Carreira
Natural do Rio de Janeiro, Zé Ricardo começou a carreira profissional em 2016. Desde então, ele comandou Flamengo, Vasco, Botafogo, Fortaleza, Internacional e Qatar SC-CAT. Ele conquistou um título: o Campeonato Carioca de 2017, pelo clube rubro-negro.
Próximo jogo do Cruzeiro
O Cruzeiro volta a campo somente na quinta-feira (14) da próxima semana. Às 19h, o time celeste visita o Santos, na Vila Belmiro, no litoral de São Paulo, pela 23ª rodada do Brasileirão.
Será o confronto do 12º colocado, com 26 pontos, contra o Santos, que abre a zona de rebaixamento para a Segunda Divisão de 2024. O time santista é o 17º, com 21.
Pepa
Pepa chegou ao Cruzeiro em março deste ano, como substituto do uruguaio Paulo Pezzolano, que pediu demissão logo após o Campeonato Mineiro. O português comandou o time celeste em 25 partidas, com sete vitórias, oito empates e dez derrotas.
A demissão de Pepa foi anunciada dois dias após goleada para o Grêmio. O Tricolor Gaúcho venceu o Cruzeiro por 3 a 0 em 27 de agosto (domingo), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, pela 21ª rodada do Brasileirão.