60º BPM
Radiopatrulhamento: O atendimento comunitário da Polícia Militar em viaturas
Os mais sábios ja diziam que a melhor forma de tratar uma doença é evitá-la. Prevenir sempre é melhor do que remediar, e quando o assunto é segurança pública a reciproca é verdadeira. Entendendo a importância do trabalho preventivo, a Polícia Militar (PMMG) tem diversos serviços em seu portifólio, que não só combatem o crime ocorrido mas, atuam para que os delitos sequer ocorram.
No 60º Batalhão de Polícia Militar (BPM), que atende Nova Serrana, e mais cinco cidades da região, um dos serviços de prevenção que é ativo na cidade é o Radiopatrulhamento (Rp), que conforme repassado pela Sessão de Emprego Operacional (SEO) do 60º BPM, por meio do Capitão Renato, o RP consiste no patrulhamento em que dois policiais militares atuam no processo motorizado, em veículo de quatro rodas, realizando o patrulhamento preventivo e o atendimento de ocorrências, a partir de iniciativa de intervenção e de pedidos formulados diretamente pela comunidade ou mediante empenho pelo sistema de teleatendimento de emergência policial, por rádio digital e ligações oriundas do público em geral pelo tridígito 190.
Patrulha Unitária
O trabaho de prevenção com os veículos de quatro rodas, bem como o acionamento via rádio, ocorre em Nova Serrana também por meio da Patrulha Unitária (PU), que é outro importante serviço de prevenção realizado pelos homens da lei, este implementado ainda neste ano na capital do calçado.
“Em Nova Serrana, destaca-se ainda a atuação de equipes de PU, que são equipes que realizam o policiamento preventivo com um policial militar em viatura quatro rodas, com restrição de empenho. Tem a incumbência de realizar o policiamento comunitário na sua essência, proporcionando na área de atuação segurança objetiva e maior ostensividade. Trata-se de um incremento operacional que tem por objetivo potencializar os esforços do policiamento ordinário, prevista no portfólio de serviços da PMMG”.
Objetivos
Quanto a atuação dos miliares, Capitão Renato explicou que relacionado ao Radiopatrulhamento e Patrulha Unitária, os objetivos prioritários “são a prevenção criminal, produção de informações para direcionamento das ações preventivas e repressivas, busca de dados e informações sobre infratores contumazes, melhoria do relacionamento com a comunidade buscando aproximação entre a Polícia Militar e o cidadão, além de atuar em ações de fiscalização do trânsito urbano”.
Seguindo o responsável pelo SEO do 60º BPM, considerou que “destaca-se a atuação dos militares deste tipo de serviço no contato com a população em geral, principalmente com a realização de reuniões comunitárias e fortalecimento das Redes de Proteção Preventiva, notadamente redes de vizinhos e comerciantes protegidos”.
O emprego das unidades, conforme explicado também é feito durante o desencadeamento de operações policiais que tem o foco preventivo no combate a criminalidade.
“Afim de maximizar o emprego destas equipes, os militares que atuam na atividade – meio da corporação (efetivo administrativo) em Nova Serrana são empregados semanalmente em dias e horários de maior fluxo de pessoas e incidência criminal em apoio ao policiamento ostensivo, desencadeando a Operação Fênix”.
Resultados
Todo trabalho preventivo tem seu sucesso medido com base nos resultados apresentados, e seguindo as estatísiticas apresetadas pelo 60º BPM, as estratégias e aplicação do serviço de RP e PU na rede de segurança que abrange os seis municípios protegidos pelos Guardião do Cercado (nome dado ao 60º BPM) são significativamente positivos.
Segundo repassado pelo SEO “com o emprego destes serviços, observa-se uma considerável redução criminal na área do 60º BPM, composto pelos municípios de Nova Serrana, Pitangui, Perdigão, Conceição do Pará, Araújos e Leandro Ferreira. No que se refere a Crimes Violentos, entre 01 Janeiro a 31 Maio, no ano de 2021 ocorreram 228 delitos desta natureza e no mesmo período de 2022 foram registrados 199 crimes, redução de 12,72% nesses delitos”.
Os dados repassados também apontam que “referente aos furtos consumados e tentados em toda a área do 60º BPM, entre 01 Jan a 31 Mai, no ano de 2021 foram registrados 622 e em 2022 um total de 580 furtos, sendo observado uma redução criminal 6,75% nesse delito”.
Por fim, para se obter o êxito no trabalho preventivo, foi ponderado que “nos cinco primeiros meses de 2022 foram realizadas 2.845 operações de Policiamento Ostensivo Geral pelas equipes de Radiopatrulhamento, com foco na prevenção a crimes e aumento da senação de segurança da população”. Finalizou Capitão Renato.