Conecte-se Conosco

Alimentos

Queijo com furinho é sinal de contaminação? Saiba como escolher sem medo

Publicado

em

Fonte: almanaquesos

Difícil encontrar quem não goste de um bom queijo. Esse alimento está tão incorporado no nosso dia a dia que, muitas vezes, não prestamos atenção direito à sua aparência. Se estiver apetitoso… mandamos pra dentro. Mas é preciso ter atenção aos furinhos…. e entender o que é ‘normal’ e o que pode indicar a presença de coliformes fecais, te ajudando na decisão de talvez ter que, simplesmente, descartar o produto. Com informações de Itatiaia.

Os furinhos que sinalizam uma contaminação são comuns em queijos frescos e produzidos artesanalmente, especialmente aqueles fabricados com leite cru. Mas não precisa parar de comprar queijos artesanais, basta tomar alguns cuidados.

A principal recomendação é verificar se o produto tem o selo de inspeção municipal ou estadual, que garante que o leite utilizado é de qualidade e que as boas práticas de fabricação estão sendo seguidas à risca. O primeiro passo para um bom queijo é ter sido feito com um leite de qualidade. Então, sempre procure saber a origem do produto e a história da empresa ou produção familiar.

Um sinal de alerta importante que indica contaminação são os queijos com muitos furinhos irregulares, parecendo uma esponja. Quando o queijo está contaminado por coliformes fecais o produto fica todo furadinho, com olhaduras pequenas e irregulares, que lembram rachaduras. Elas também interferem no aroma e na textura do queijo. Se ao cortar o queijo, você observar que ele está cheio de furinhos e estufadinho, descarte-o. Se insistir em comê-lo, você pode passar mal com vômitos e diarréias.

Queijos com outros tipos de furos como os chamados de ‘olhadura propiônica’ (bem distribuídas e redondinhas, com aspecto brilhante por dentro) ou do tipo ‘olhadura mecânica’ (furos que podem surgir quando o queijo está sendo enformado. Presentes em menor quantidade e com aparência achatada) Não indicam contaminação do produto

Publicidade
Publicidade

Política

Publicidade