Nova Serrana

Quase 30% da população de Nova Serrana ainda não concluiu imunização contra covid-19 e prefeitura realiza convocação

Publicado

em

O pesadelo da pandemia está reaceso em todo o mundo. Na Alemanha, as partidas de futebol voltaram a ser realizadas sem público, e ainda, na última quarta-feira (08/12) os bávaros voltaram a registrar um alto índice de mortalidade por covid-19, 527 mortes foram contabilizadas em 24h.

No Brasil em meio a discussão sobre a realização ou não de eventos sociais como festas com aglomerações em datas como Natal e Réveillon, e ainda, a realização ou não do carnaval no mês de fevereiro, a vacinação segue sendo a maior e principal forma de minimizar os danos a saúde, principalmente com o novo surto da variante ômicron.

Contudo, em Nova Serrana, esta perspectiva de imunização, não tem sido tratada com todo rigor e responsabilidade pela população do município, que mesmo com as doses disponíveis para conclusão da imunização, cerca de 30% da população sequer concluiu a vacinação tomando a segunda dose.

Doses disponíveis e população sem compromisso

De acordo com os dados encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), 80.534 primeiras doses deveriam ser aplicadas na cidade, mas até o momento 77.944 foram aplicadas, ou seja, mesmo com as vacinas disponíveis, mais de 2.500 pessoas ainda sequer receberam a primeira dose da vacina.

Quando se trata de segunda dose, os dados são ainda mais graves, isso porque das 77.944 pessoas que receberam a primeira dose da vacina 19.557 não concluíram a imunização recebendo a segunda dose da vacina.

Os dados repassados apontam ainda que até o último dia 07/12, 57.044 pessoas com idade entre 12 e 59 anos tomaram a primeira dose da vacina, destes porém, 14.021 ainda não foram imunizados com a segunda dose.

Outro público que registrou um baixo índice de imunização com a segunda dose, foi o das gestantes, lactantes e puérperas. Até o dia 07/12, 1.661 primeiras doses foram ministradas neste publico, porém 824 ainda não receberam a segunda dose da vacina.

Semusa convoca população para concluir imunização

Diante dos baixos índices de conclusão da imunização, a Semusa, por meio de sua secretária Glaucia Sbampato, convocou a população a comparecer a unidade de saúde e participar da vacinação, esclarecendo que é fundamental a realização da segunda dose para eficiência da imunização.

“Gostaria de fazer um apelo a toda a população para que procurem as unidades de saúde e realizem a segunda dose da vacina contra covid-19. É muito importante todos saberem que a vacina só confere imunidade realmente eficiente quando tomada as duas doses. O município de Nova Serrana encontra-se apenas com 71% da população que recebeu a segunda dose”. Disse a secretária.

Seguindo Glaucia solicitou à população que compareça as unidades de saúde para realizar a ministração da vacina. “Então peço à população que se dirija a unidade de saúde, tanto no poliesportivo do Bairro Planalto, quanto no PSF Francisco Azevedo, que fica logo abaixo da Rodoviária, são duas unidades que ficam durante todo o tempo do atendimento para fazer vacina, não precisa de agendamento, é demanda livre”.

Finalizando Sbampato ainda informou à população que no próximo sábado, o PSF Francisco Azevedo, funcionará especialmente para realizar a vacinação de populares.

“Quero aproveitar o momento para informar a população que no próximo sábado, dia 12/12, a unidade de saúde PSF Francisco Azevedo estará funcionado de 8h às 16h, também em livre demanda para fazer a vacinação, então cotamos com o apoio de toda a população”.

Tendência

Sair da versão mobile