Editorial - Opinião sem medo!
Quando a vida imita a arte do jeito errado
Nova Serrana é conhecida como a cidade que mais cresce em Minas, a cidade que mais gera empregos no estado depois da capital mineira, a cidade que carrega em seu DNA o desenvolvimento.
Somos famosos em vários setores, na indústria, na economia, na falta de infra-estrutura, na criminalidade (e não somente crimes contra a pessoa, mas também crimes fiscais), e agora estamos nos tornando famosos também pela política.
Dizem que a arte imita a vida, e que a vida imita a arte. Bom, seguindo esse pensamento, parece que nossa cidade tem imitado programas de TV ou será que é a TV que tem imitado os fatos de nossa cidade?
Vejam, só para quem acompanha a novela das 21h na rede globo (particularmente não gosto e penso que tenho mais o que fazer nesse horário), mas como gosto é algo individual, nessa semana vimos repetir na telinha o sofrimento de nossa população.
Calma, vou explicar, o episódio da novela desta segunda-feira, expôs um atentado contra a estação de fornecimento de água, e assim a população ficou sem o líquido precioso nas torneiras.
Quando um amigo me encaminhou a cena na manhã desta terça-feira, pensei, eles estão vendo as notícias de nosso Popular.
O prefeito da cidade proferia desculpas, falava do amado povo da cidade, do povo querido, do eleitor valioso, dava desculpas e falava sobre procedimentos que nunca eram efetivados. O que nos leva a pensar: será que a arte conferiu de perto o que acontece por aqui?
Mas não é só isso caros amigos, para quem gosta de filmes sobre presídios, bom dizem que houve momentos de tensão em uma ação orientada pelo MP na unidade prisional de Nova Serrana.
Já se você gosta de drama, temos aqui em Nova Serrana um verdadeiro thriller acontecendo entre dois vereadores que se digladiam acusando e sendo acusados diariamente, assim como acontece nos filmes onde você sabe que tem alguém que é o bandido da historia, só não sabe qual deles é, antes que o filme chegue efetivamente em seu final.
Nas CPIs, temos a cópia dos programas de política, da TV Senado, das oitivas que acontecem em Brasília, que até pouco tempo atrás, não davam em nada. Essa é parte crucial de nossa cidade na telinha. Isso porque os nossos políticos ainda não entenderam que atualmente, temos ex-presidentes caçados e presos, junto com sua trupe, ou seja, por aqui a vida pode imitar a arte.
Ainda existem em nossa cidade as investigações criminais, que desta vez, culminaram até em uma averiguação dentro da própria Câmara de Nova Serrana.
Vereadores foram questionados por policiais que chegaram entrando nos gabinetes e exigindo explicações, e aqui lembramos que um dia desses ouvimos de um doutor da cidade que, tem gente que pode sair da política preso antes mesmo do final desse mandado.
As encenações dos grandes astros percorrem ainda os cenários políticos de Nova Serrana, como em Game Of Thrones a disputa pelo poder faz com que antigos amigos se tornem inimigos mortais dentro de uma política repleta de mascaras e subjetividade.
No fim dessa história, temos que lembrar que o sonho de muitos agora é que nos noticiários esportivos globais do próximo ano, as equipes esportivas de nossa cidade sejam protagonistas na elite de Minas Gerais.
Mas enquanto isso não acontece, acompanhamos na Câmara de Nova Serrana o verdadeiro show da xuxa, com um legislativo que sem ter o que falar, usa sua palavra em toda a reunião para “mandar um beijo para o meu pai, para minha mãe e especialmente para você”.