Colunistas
Quando a mentira tem longas pernas!
No evento realizado em Belo Horizonte na terça-feira, 26/06 pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), confirmou-se o que todo o meio político esperava. O partido fundado por Getúlio Vargas se alinhou com o senador, ex-governador e pré-candidato ao governo de Minas Antônio Anastasia (PSDB) para as próximas eleições.
Alianças acontecem de várias formas no Brasil, principalmente quando o equilíbrio e as tendências mostram-se necessários para eleger um candidato. Até aí tudo bem, nada de novo.
O deputado estadual e presidente da legenda, Dilson Melo, abriu a solenidade falando do histórico do partido com severas críticas ao atual governo do PT e foi acompanhado por vários deputados, que deixaram suas críticas e desabafos para conhecimento dos presentes.
Mas nenhum comentário foi tão profundo e consistente do que o proferido por Anastasia. Disse o pré-candidato, que o primeiro fator de importância para um governo comprometido com a população é a verdade. “Mentiras, justificativas infundadas e maquiagem da situação do Estado não geram confiança” – disse o senador.
Realmente, Fernando Pimentel está amargando a titularidade de ser o pior governador da história de Minas Gerais. Com uma dívida com os municípios mineiros superior a 5 bilhões, Pimentel não consegue parar de mentir sobre as ações do governo.
As mentiras parecem ter pernas longas, porque não acabam e a cada pronunciamento falta aquela pontinha de credibilidade, que de certa forma poderia alimentar um pouco de esperança da população.
Se hoje acompanhamos greves, manifestações, reclamações e indisposições, tudo isso vai para a conta de mentira e falsas promessas feitas pelo governo através do seu secretariado, que parece mais perdido que cego em tiroteio.
Anastasia defendeu-se das acusações feitas pelo governo do PT no início de sua gestão e garantiu, que construiu-se uma muralha de mentiras para justificar a dilapidação das finanças do Estado. Os presentes aplaudiram o pré-candidato, que de certa forma indicou alguns caminhos que seguirá para recuperar a economia.
Porém um fato chamou a atenção e fez uma nuvem negra se formar na imaginação de alguns espectadores. Foi a insinuação de alguns parlamentares em citar ou comentar a possibilidade de Aécio Neves retornar ao panorama político de Minas através de algumas “costuras” a serem capitaneadas por Antônio Anastasia, apesar das disfarçadas negativas.
Parece que o PSDB mineiro ainda não percebeu, que Aécio tornou-se um grande problema para a credibilidade do partido. Com muito cuidado Anastasia evitou comentar qualquer coisa sobre o assunto e agarrou-se em sua ótima avaliação popular ao sair do governo mineiro.
Na verdade temos muita água a passar por baixo da ponte. Em política a mentira não tem perna curta. São longas as pernas e maiores ainda são as línguas que se enrolam em boatos e sugestões impróprias.
A renovação da política começa com a verdade e as propostas inerentes à busca de respostas e soluções para o caos em que vivemos. Mas, quando toda uma nação troca momentos e decisões importantes por uma jogo da seleção é previsível ver, que as nuvens negras transformem-se em tempestade.
Nas longas pernas da mentira libertaram José Dirceu e interesses políticos em causa própria foram arbitrados. Galvão Bueno (na transmissão do jogo) falou com tudo o que tem na garganta, que a seleção brasileira não é responsável pela crise no país e imagino que muito menos em Minas.
Mas é certo que mentira não tem perna curta nas Alterosas e é melhor nos prepararmos para as mudanças do jogo da política, que mostra sua tendência a permanecer com as “calças curtas”.