Conecte-se Conosco

Saúde

Psicóloga da Acom reforça importância do cuidado com a saúde mental de pacientes com câncer

Publicado

em

Fonte: Acom

A campanha “Janeiro Branco” é um movimento dedicado à conscientização sobre a importância da saúde mental, e para pacientes com câncer, essa ação ganha ainda mais relevância, pois o impacto emocional do diagnóstico e do tratamento pode ser tão desafiador quanto o próprio enfrentamento à doença.

Para que os pacientes atendidos no Hospital do Câncer (HC) consigam processar as emoções e desenvolver estratégias para lidar com a doença, a Associação de Combate ao Câncer do Centro Oeste de Minas (Acom) disponibiliza acompanhamento psicológico e psiquiátrico. Só em 2024 foram realizados 4.329 atendimentos psicológicos, e um total de 1.221 pacientes.

A psicóloga da Acom, Janaína Sousa destaca que o diagnóstico de câncer traz consigo uma avalanche de emoções, como medo, tristeza, ansiedade e incertezas sobre o futuro, e para muitos pacientes, enfrentar os tratamentos, as mudanças físicas e a possibilidade de limitações pode ser devastador.

“O diagnóstico de câncer é um dos maiores desafios de uma pessoa. Ninguém está preparado para isso. Não fomos ensinados a lidar com este momento. É como se um intruso entrasse na casa da gente, gerando emoções e reações que se não cuidadas podem ser devastadoras por um bom tempo. Para alguns ouvir a notícia por si só já causa traumas, seja por sua história de vida, por sua crença, pelos fatores biopsicossociais e espirituais, e por outras inúmeras razões. A mente imediatamente produz diversos pensamentos, muitas vezes negativos, o que pode levar a emoções poderosas e não familiares, e a tomar decisões desfavoráveis à saúde do paciente”, detalha.

Ainda segundo Janaína, o objetivo da psicologia na Acom é promover a saúde da mente e prevenir outros transtornos mentais que podem surgir durante o tratamento. De acordo com a psicóloga, no acompanhamento psicológico o paciente é acolhido, compreendido e validado, para que possa elaborar um estado mental positivo, criar estratégias para lidar com a doença e seus efeitos, fazer escolhas assertivas, para que a adesão dele ao tratamento e a recuperação sejam mais eficazes.

“O mundo do paciente vira de cabeça para baixo. Há mais ainda a percepção de que não se tem o controle de tudo. O câncer pode causar mudanças significativas na saúde mental, como depressão, ansiedade, angústia, frustração, negação, agressividade, medo, raiva, indignação, abalo da fé. E, quando tem um acompanhamento psicológico desde o diagnóstico o paciente está mais preparado para lidar com os seus pensamentos, emoções e comportamentos, buscando construir uma resiliência aqui no presente, para ter um futuro seguindo a vida com uma saúde mental equilibrada”, conclui.

Fonte: Acom – https://g37.com.br/divinopolis/psicologa-da-acom-reforca-importancia-do-cuidado-com-a-saude-mental-de-pacientes-com-cancer/

Publicidade https://www.opopularns.com.br/wp-content/uploads/2024/12/TRANKAS-CHAVES.jpg
Publicidade 09

Política