Esportes

Protocolo FMF limita 140 pessoas no campo, prevê W.O. e concentração de 48 horas

Publicado

em

A Federação Mineira de Futebol (FMF) divulgou, na noite de sexta-feira (17), o Protocolo de Operação de Jogos para a retomada do Campeonato Mineiro após a parada provocada pela pandemia do novo coronavírus. A competição estadual recomeça no dia 26 de julho. Os locais das partidas serão confirmados na próxima segunda-feira (20), quando as equipes precisam apresentar ofício da prefeitura de suas cidades autorizando a realização da partida no município.

Na sexta, a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte formalizou a liberação de Mineirão e Independência para as partidas dos times da capital, desde que medidas de segurança sejam respeitadas. No interior, a maioria das prefeituras também deu o aval, conforme levantamento do Super.FC.

O protocolo do Campeonato Mineiro foi elaborado de acordo com as orientações da Secretária de Estado de Saúde e do guia médico da CBF, além das referências médica e sanitárias internacionais para o combate ao coronavírus.

O documento reúne informações para treinos, viagens e dias das partidas. Todas as equipes deverão se concentrar, obrigatoriamente, com 48 de antecedência no município da partida, para serem submetidos aos testes. A FMF vai arcar com os testes das duas últimas rodadas. Só terão acesso aos estádios os jogadores e membros da delegação que apresentarem exame RT-PCR negativo.

Em reunião com os 12 clubes do Módulo I, ficou determinado que, caso uma equipe apresente número insuficiente de atletas para a realização da partida, em decorrência de testes positivos e/ou inconclusivos, será decretado W.O. em favor do adversário, de acordo com os termos do Regulamento Geral de Competições (RGC) e do Regulamento Específico da Competição (REC).

Como já informado, os jogos não terão a presença de público neste primeiro momento. Os acessos a vestiários, zonas mistas e campo de jogo serão limitados, com a obrigatoriedade do uso de máscaras e disponibilidade de álcool em gel para profissionais fora das quatro linhas.

As delegações deverão ter, no máximo, 40 pessoas, incluindo seguranças e motoristas. Denominada de Zona 1, a área técnica vai contar com, no máximo, 140 pessoas, incluindo os atletas (quantidade é menor do que levantamento feito pelo Super.FC). Outras presenças autorizadas são de membros da equipe de arbitragem, gandulas, maqueiros, segurança privada/Polícia Militar, funcionários dos estádios, equipe de transmissão de TV, entre outros.

Membros de diretoria, conselheiros, imprensa, marketing, entre outros profissionais só terão acesso à chamada Zona 2 dos estádios (arquibancadas e cabines). Em BH, a secretaria de saúde determinou que profissionais de imprensa só poderão ter acesso aos estádios se apresentarem teste negativo (RT-PCR) para Covid nas 48 horas antes da partida.

Recomendações para atletas, comissão técnica, arbitragem e demais profissionais da área de jogo:

– Somente os atletas em campo, a equipe de arbitragem e os técnicos poderão ficar sem máscaras no tempo de jogo. Os atletas suplentes, durante todo o período do aquecimento, também seguirão essa norma.

– Todos os atletas deverão utilizar recipientes individuais para hidratação durante todo o período em campo e nos vestiários, sendo terminantemente proibido o compartilhamento dos mesmos.

– Será proibido o ato de cuspir no chão. A higiene nasal deverá ser realizada, se necessária, utilizando-se de lenços descartáveis que deverão estar disponíveis no banco de reservas. Esses lenços deverão ser depositados em local apropriado.

– O cumprimento tradicional entre os atletas não deverá ocorrer. Apenas o cumprimento à distância sem contato entre os atletas e a equipe de arbitragem.

– Por medida de segurança, não haverá a execução do hino nacional.

– Não será permitida a troca de camisas ou demais peças do uniforme entre atletas da mesma equipe ou da equipe adversária a qualquer tempo.

– A troca de flâmulas após o sorteio de início da partida também será proibida.

– Será proibido beijar a bola em qualquer fase do jogo.

– A comemoração de gols deverá ser obrigatoriamente individual e sem contato entre os atletas.

– No banco de reservas, todos – inclusive atletas – deverão respeitar o distanciamento de 1 m, utilizar máscaras e/ou protetores faciais de uso individual (face shields).

– O protocolo de entrada no campo de jogo dos atletas deverá respeitar a distância de 1 m, sem a presença de crianças, mascotes ou representantes de campanhas publicitárias ou institucionais.

– Recomenda-se minimizar a estada dos jogadores no vestiário, tanto no início, quanto ao final do jogo. Aquecimentos devem ser realizados em ambiente aberto.

– Está proibida qualquer ação de marketing dos clubes no campo de jogo dos dias dos jogos.

– A equipe de arbitragem escalada para os jogos também será testada (PCR) 48 (quarenta e oito) horas antes da partida, permanecendo isolados desde então.

– Maqueiros: serão permitidos apenas 02 (dois) maqueiros no campo de jogo, respeitando-se a distância mínima de 01 (um) metro, devidamente credenciados e com uso de máscaras e protetores faciais de uso individual (face shields).

– Gandulas: serão permitidos no máximo 06 (seis) gandulas no campo de jogo, que estão proibidos de manter contato com os membros das delegações, além de respeitarem o distanciamento em relação aos demais profissionais.

Fonte: www.otempo.com.br/superfc/futebol/protocolo-fmf-limita-140-pessoas-no-campo-preve-w-o-e-concentracao-de-48-horas-1.2361489

Tendência

Sair da versão mobile