EMPREENDEDORISMO
Cras de BH Promove Recomeço para Mulheres Idosas com Projeto de Bordado e Empreendedorismo

O projeto Educação Financeira e Empreendedorismo Feminino na Terceira Idade, do Instituto Defesa Coletiva (IDC), impactou 261 mulheres acima de 60 anos em Belo Horizonte. A iniciativa, realizada em Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de várias regiões da cidade, oferece aulas de educação financeira e bordado, que se destacaram em 2024. As participantes aprenderam o Método DB, criado pela artista Juçara Costa, que combina bordado e meditação.
Sandra Maria dos Santos, 75, que já trabalhava com bordado, e Nedir Neri de Santana, 69, que passou por um período de depressão, relataram como o projeto trouxe novas perspectivas de vida. Marilea Alves de Castro, da equipe do Método DB, destacou o impacto no desenvolvimento da autoestima das participantes.
O projeto visa capacitar as mulheres idosas, oferecendo conhecimentos para garantir segurança financeira e promover a criatividade. Com apoio do Fundo Municipal dos Idosos e da Prefeitura de Belo Horizonte, o projeto reforça que nunca é tarde para recomeçar e empreender.
No dia 15 de março, os resultados da primeira fase foram apresentados em evento no Teatro Feluma, com exposição das peças criadas pelas participantes e uma peça de teatro encenada pela própria Juçara Costa, que contou a história de Júlia, uma mulher transformada pelo bordado.