Calçados
Programa Origem Sustentável é reformulado e apresentado na próxima terça-feira
No próximo dia 15 de janeiro, terça-feira, às 18 horas será realizada uma cerimônia no Inspiramais, em São Paulo/SP, onde será apresentado o reposicionamento do Programa Origem Sustentável, que além de otimizar os níveis de certificação e revisar os indicadores, buscando maior assertividade da mesma, apresentará sua nova logomarca.
Há cerca de seis anos, o Programa Origem Sustentável chegou para revolucionar a cadeia coureiro-calçadista com o objetivo de certificar os processos produtivos das empresas do setor. Alinhando-se a iniciativas internacionais o programa oferece oportunidades de inserção em novos mercados e maior competitividade do setor.
A superintendente da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couros, Calçados e Artefatos (Assintecal), Ilse Guimaraes destaca que, partir de 2019, será extinta a modalidade de certificação “Branco”, que era relativa à adesão ao Programa. A partir do reposicionamento, a empresa já deverá cumprir indicadores e passar por auditoria externa para certificação em todos os níveis, do bronze ao diamante. “Com isso, a certificação ganha maior consistência e credibilidade, avalia Ilse.
O presidente-executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Heitor Klein ressalta a otimização da certificação. “O programa foi reformulado com o objetivo de tornar os indicadores ainda mais claros e amplos, no sentido de que abrangem a sustentabilidade não somente no seu aspecto ambiental, mas também social e econômico”.
Desenvolvido pela Assintecal, Abicalçados e tendo como gestor o Instituto by Brasil (IBB), o programa tem como objetivo a certificação em sustentabilidade de toda a cadeia produtiva do calçado. Atualmente as auditorias são realizadas pela ABNT e pela SGS.
Atualmente são 143 empresas no programa, sendo 17 de calçados e 126 fabricantes de insumos e componentes para o calçado. Mais informações no site .