Estupro
Professor da Unimontes é afastado após denúncias de estupro e abuso sexual
Um professor do curso de História da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), no Norte de Minas, foi afastado após ser denunciado por alunas pelos crimes de estupro e abuso sexual que teriam ocorrido dentro do campus da instituição. As informações são do jornal O Tempo.
O afastamento foi confirmado pela universidade nesta segunda-feira (17), mas o docente passou a ser alvo de uma sindicancia interna ainda em agosto deste ano, segundo portaria publicada pela reitoria.
Segundo a nota da Unimontes, a denúncia estaria sendo devidamente averiguada pelas “instâncias superiores” e pelos “órgãos e autoridades competentes”. “Todas as medidas cabíveis estão sendo tomadas para esclarecer os fatos”, completou.
No texto, o reitor da instituição, professor Antônio Alvimar Souza, disse ainda que assinará nesta segunda uma portaria para criar uma Comissão de acolhimento e encaminhamento de denúncias de crimes de violência sexual, discriminação e gênero.
“Não vamos engavetar denúncias. A Universidade tem que ser um espaço seguro onde as famílias possam confiar os jovens, e não provocar estragos na vida afetiva e pessoal dos nossos alunos”, disse o reitor.
Por fim, a Unimontes afirmou que refuta com “veemência” atitudes que violem o vem-estar dos alunos e alunas e “reforça o seu compromisso com a verdade e a justiça, repudiando qualquer tipo de abuso contra a mulher ou qualquer ser humano”.
Polícia Civil investiga crimes
Procurada por O TEMPO, a Polícia Civil informou que um inquérito foi instaurado pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher em Montes Claros, no dia 12 de agosto deste ano.
“A investigação está sob sigilo e mais informações serão repassadas após a conclusão dos trabalhos investigativos. A Polícia Civil informa ainda, que apura se houve o cometimento de crimes por parte do suspeito e quais foram eles”, finaliza.