Personalidades
Príncipe Charles é o novo rei do Reino Unido; entenda a linha de sucessão de Elizabeth II
Com a morte da rainha Elizabeth II, nesta quinta feira (8), o príncipe Charles assume automaticamente o trono britânico como rei consorte, até ser coroado oficialmente. Aos 73 anos, ele ocupa o trono após o reinado mais longo da história do Reino Unido e será o rei mais velho a ser coroado. Nos últimos anos, Charles já havia assumido algumas funções da mãe, devido a idade avançada da monarca.
Além de Charles, a rainha teve outros três filhos com seu marido, o Príncipe Philip – que morreu em abril de 2021 aos 99 anos – a princesa Anne, o príncipe Andrew e o príncipe Edward. Segundo as regras de sucessão, Charles tem o direito oficial de assumir o trono. Depois dele, está seu filho mais velho, o príncipe William.
As regras de sucessão, que datam de centenas de anos, foram alteradas em 2013, dando a possibilidade que mulheres participassem da linha. Dessa forma, Charlotte, segunda filha de William, é a terceira na linha de sucessão, vindo logo após seu irmão mais velho, George. Depois dela, vem o filho mais novo de William e Kate Middleton, Louis.
Até a coroação, Charles, o Príncipe de Gales, será o rei consorte. Antes da nomeação oficial, ele precisará decidir qual será sua nomenclatura monárquica. O mais provável é que ele seja nomeado como Charles III. Segundo os protocolos da realeza, Charles deve fazer um discurso televisionado ainda nesta quinta-feira. Ele deve ser proclamado rei pelo parlamento britânico na manhã desta sexta-feira (9).
O Reino Unido terá uma nova rainha?
A esposa de Charles, Camila Parker Bowles, será nomeada rainha consorte. Entretanto, esse título difere do de Elizabeth II, já que o título de rei ou rainha é exclusivo para governantes que já nasceram na família real. Este era o caso de Elizabeth II, que herdou o trono de seu pai, George IV. Entretanto, mesmo que o título oficial seja de rainha consorte, na prática Camila deve ser chamada apenas de rainha, como aconteceu anteriormente com outras esposas de monarcas.
A nomeação de Camila como rainha consorte segue uma polêmica, já que, quando ela se casou com Charles, o Príncipe de Gales, ela não recebeu o título de princesa. O motivo foi em respeito a Princesa Diana, ex-esposa de Charles que faleceu em 1997 em um trágico acidente de carro.
O título de Camila desagrada muitos súditos, pois, na época do divorciado de Diana e Charles, ela se envolveu em um escanda-lo, sendo apontada como amante do Príncipe de Gales. Por muito tempo, algumas pessoas acreditaram que ela não seria creditada com esse título mas, a própria Rainha Elizabeth já havia anunciado seu desejo de que Camila recebesse o título como esposa de seu primogênito: “Quando, no devido tempo, meu filho Charles se tornar Rei, sei que vocês darão a ele e a sua mulher, Camila, o mesmo apoio que têm me dado. E é meu sincero desejo que, quando chegar a hora, Camila seja conhecida como Rainha Consorte ao continuar seu leal serviço”, declarou a rainha em fevereiro deste ano.
Existe possibilidade de Charles não assumir o trono?
Devido à baixa popularidade de Charles, após seus escândalos de traição à Princesa Diana e seu casamento com Camila Parkes Bowles, alguns súditos britânicos criaram a teoria de que ele iria abdicar da coroa em detrimento de seu filho mais velho, William. Ele, por sua vez, possui melhor aprovação junto com sua esposa, Kate Middleton.
Entretanto, não existe nenhum comunicado oficial de que Charles iria abdicar da coroa e, devido a idade avançada de Elizabeth II, ele já vinha assumindo alguns de seus compromissos oficiais. Dessa forma, o príncipe William, que agora será novo Príncipe de Gales, só assumiria o trono britânico caso seu pai abdicasse da coroa ou viesse a falecer. O mesmo processo aconteceria novamente se algo acontecesse com William e assim por diante.
Confira a linha de sucessão completa:
Príncipe de Gales – Príncipe Charles
O duque de Cambridge – Príncipe William
Príncipe George de Cambridge
Princesa Charlotte de Cambridge
Príncipe Luís de Cambridge
O duque de Sussex – Príncipe Harry
Mestre Archie Mountbatten-Windsor
Lilibet Diana Mountbatten-Windsor
O duque de York – Príncipe Andrew
Princesa Beatrice de York
Sienna Mapelli Mozzi (filha de Beatrice)
Princesa Eugenie de York
August Brooksbank (filho de Eugenie)
O conde de Wessex – Príncipe Edward
James, Visconde Severn
Lady Louise Mountbatten-Windsor
A princesa Real – Princesa Anne
Peter Phillips
Savannah Phillips
Ilha Phillips
Zara Tindall