Calçados
Primeiro dia de Zero Grau revela perseverança do setor calçadista e interesse do varejo nacional em lançamentos presentes na feira
Entre os dias 18 e 20 de novembro, em Gramado, lojistas de todo o país, importadores e fabricantes se encontram, negociam e pactuam crescimento contínuo
A Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios, inaugurou em Gramado (RS) a retomada oficial de eventos do setor nesta segunda-feira (18). A 14ª Zero Grau é a primeira feira especializada a acontecer no Estado depois das enchentes de maio no Rio Grande do Sul, que fizeram, além de vítimas fatais, mudanças significativas no cotidiano de todos. Para o setor de calçados e acessórios, houve impactos em fábricas, em processos logísticos, volume de demandas, além de questões de mobilidade. Mesmo assim, seis meses depois, varejistas, fabricantes em estandes individuais ou coletivos, importadores e imprensa povoam com empolgação os corredores do Serra Park.
“Estivemos de braços abertos desde o primeiro momento para receber lojistas, representantes, importadores, afinal faz um ano que não nos vemos. Nossa expectativa é muito positiva mesmo diante do que aconteceu há apenas seis meses no Rio Grande do Sul. A gente está muito feliz”, resumiu Roberta Pletsch, diretora de Relacionamento da Merkator Feiras e Eventos. Também na cerimônia abertura oficial do evento, em que estiveram presentes autoridades e representantes de diferentes setores do segmento, a força do calçado gaúcho foi saudada.
“Nosso Estado só está conseguindo superar todas essas crises graças aos empresários – os grandes empresários, calçadistas do Estado, e os pequenos e os médios empresários. Nós temos mais de 5.400 empresas calçadistas no Brasil, sendo que quase 35% estão no Rio Grande do Sul e somos primeiro lugar na geração de empregos, então vejam a força que o calçado gaúcho tem”, disse o Secretário Executivo de Desburocratização e Empreendedorismo do RS, Diogo Leuck, ao saudar nominalmente Roberto Argenta, da Calçados Beira Rio, e Marcos Copetti, do Sebrae RS.
Já no primeiro dia da feira, foi possível ver corredores movimentados e estandes cheios, já que a maioria dos lojistas mostra o comportamento assertivo para a busca de produtos a negociar. “Eu venho há muitas edições e o principal é conhecer os lançamentos de inverno. Mas também fazer uma garimpagem de preços e produtos, já que pretendo comprar alguma coisa de pronta entrega em função da reta final ainda desse ano. Venho também pra comprar essas reposições, principalmente calçados femininos rasteiros e tênis femininos e masculinos”, resumiu a lojista Maria Cleni Beilfuss, que vem de forma recorrente à Zero Grau abastecer os dois magazines da MB Lojas na região missioneira do Estado: um em São Luís Gonzaga, e outro em Santo Antônio das Missões.
Da região que faz fronteira com o Uruguai, Estela Zadcovich vem de Quaraí há cerca de vinte anos para as feiras da Merkator, mas, além de conhecer tendências, nesta edição ela procurou também embalagens personalizadas para sua loja que vende para brasileiros e uruguaios. De acordo com ela, a sacola é um produto agregado no varejo que age como um mimo ao cliente final. “Temos que dar uma boa embalagem para o produto, pois isso sempre vai valorizar, vai agregar valor ao produto que o cliente compra na loja. E, claro, como na nossa região já é mais friozinho, a gente está olhando os calçados fechados, de inverno”, resumiu.
Com cerca de 240 marcas em exposição, a Zero Grau – Feira de Calçados e Acessórios espera receber 8 mil visitantes nos três dias da feira, e além de varejistas de diferentes lugares do Brasil, recebe importadores de 16 diferentes países.
Foto: Dinarci Borges/Divulgação – Fonte: Assessoria de Imprensa/Jornalista Marta Araujo