As apreensões ocorreram durante a Operação Nacional de Segurança Viária 2023, com foco na fiscalização de veículos de transporte coletivo de passageiros.
As duas abordagens da PRF
Inicialmente, os agentes abordaram um ônibus que seguia de São Paulo (SP) para Ibipitanga (BA) e era conduzido por um homem de 42 anos.
Durante a fiscalização no bagageiro do veículo, foram localizados três volumes grandes contendo aproximadamente 370 pacotes de maços de cigarros de origem estrangeira, totalizando 3.700 maços de cigarros, o que, em tese, configura a prática do crime de contrabando.
Questionado, o condutor declarou que a mercadoria havia sido despachada junto à empresa de ônibus e apresentou aos policiais uma declaração de despacho de bens com os dados do suposto proprietário.
Em seguida, os agentes abordaram um outro ônibus que seguia de São Paulo (SP) para Macaúbas (BA) e era conduzido por um homem de 51 anos.
Em fiscalização no bagageiro do veículo, foi localizado um volume contendo cerca de 50 pares de tênis de fabricação chinesa sem a documentação fiscal pertinente, configurando em tese, a prática do crime de descaminho.
Conforme apurado pela PRF, a mercadoria foi embarcada na capital paulista junto à empresa de ônibus e seguiria para a Bahia, conforme documentação apresentada pelo condutor do veículo. A mercadoria foi apreendida e será encaminhada para a Receita Federal.
Foram lavradas as respectivas ocorrências para os procedimentos legais pertinentes.
- Por G1 centro-oeste