Assembleia de Minas
Presidente da CPI dos Fura-Filas em MG exige explicações de secretário de Saúde
O presidente da CPI dos Fura-filas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado João Vítor Xavier (Cidadania), se encontra na manhã desta segunda-feira, 10 de maio, com o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti.
Em pauta está o suposto uso de reserva técnica da vacina contra a Covid-19 para imunização de servidores da secretaria.
Como já vem sendo trazido pelos investigados ao longo dos trabalhos da CPI, os servidores estaduais da Superintendência Regional de Belo Horizonte teriam sido vacinados extra-muro pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e não via município, como nos demais do Estado. Além disso, teriam sido utilizadas doses da Reserva Técnica, que é utilizada pelos municípios em caso de perda e roubo dos imunizantes.
Agora, os deputados buscam saber se essas doses pertenciam à reserva técnica, e por isso seriam de posse dos 853 municípios do Estado, ou de Belo Horizonte, o que também demandaria autorização de acesso.
Na quinta-feira (5), o ex-secretário adjunto de Saúde, Marcelo Cabral, afirmou que um documento normatizou a medida. Diante desse depoimento, a comissão solicitou cópia do material, que não foi entregue no prazo estipulado de 48 horas, segundo a Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
A reportagem entrou em contato com o Governo de Minas para saber se a documentação será entregue ao deputado durante a reunião e aguarda retorno.
Fonte: O Tempo
Foto: Guilherme Dardanhan/ALMG