Câmara Municipal de Nova Serrana
Prefeitura responde populares e vereadores, ressaltando que instalação de câmera em banheiro de escola municipal foi um equívoco

A instalação de uma Câmara de segurança dentro do banheiro de uma escola municipal em Nova Serrana causou transtornos e questionamentos por parte de populares e vereadores. Por sua vez a prefeitura se posicionou sobre o fato informando que a instalação ocorreu erroneamente e que nenhuma imagem foi captada pelo aparelho.
O fato ganhou notoriedade nas redes sociais de Nova Serrana, quando alunos da Escola Estadual Frei Ambrósio, no bairro Novo Horizonte, perceberam que uma Câmera de Segurança havia sido instalada dentro de um banheiro de uso dos alunos da instituição.
Amilton Silva de Oliveira, pai de uma adolescente matriculada na referida escola, buscou respostas sobre a denúncia, e recebeu da direção que a câmera não chegou a ser efetivamente ligada. Os questionamentos feitos pelo pai da aluna também foram respondidos pela secretária de Educação, Neusa Lago, o que trouxe mais tranquilidade para Amilton e demais responsáveis por alunos que estudam na instituição de ensino municipal.
“Entendi que foi um erro operacional, mas as câmeras não faziam filmagens e era apenas para inibir, eu como pai e conhecendo a secretária de educação Neuzinha fiquei satisfeito com suas explicação e confio totalmente no seu trabalho e sua preocupação com a segurança dos alunos”. Informou Amilton para este Popular
Vereadores
A instalação do aparelho chegou até o legislativo municipal que questionou inclusive por meio de ofício o executivo municipal, solicitando esclarecimentos sobre a instalação da Câmera no banheiro da referida escola.
A solicitação de esclarecimentos feita pelo vereador Willian Barcelos (PTB), está inclusive relacionada ao fato do Legislativo Municipal ter aprovado um projeto piloto onde serão instaladas câmeras de vídeo monitoramento nas escolas, sendo o projeto inicial custeado pelo próprio legislativo, contudo, os aparelhos não serão instalados dentro dos banheiros.
“É importante que a população tenha conhecimento e que todos os pontos sejam esclarecidos. O projeto deste legislativo será feito de forma que não irá inibir ou colocar em risco a integridade e direitos de nenhum estudante. Visamos a lisura e a segurança dentro de sala de aula, e justamente por entender que a privacidade pode ter sido violada neste episódio denunciado e amplamente repercutido em redes sociais, que solicitamos ao executivo os devidos esclarecimentos”. Disse Willian Barcelos a reportagem do Jornal O Popular.
Prefeitura
O Executivo de Nova Serrana, por meio da Secretaria Municipal de Educação se posicionou oficialmente sobre o fato e explicou não somente ao pai da aluna como respondeu os questionamentos feitos pela Câmara.
De acordo com o ofício encaminhado ao Legislativo, a instalação foi um equivoco do funcionário que colocou o aparelho, sendo importante destacar que o mesmo sequer chegou a ser acionado para captação de imagens.
“Considerando a solicitação de esclarecimentos, informamos que a câmera em questão foi equivocadamente posicionada pelo técnico municipal na entrada do lavatório que compõe o sanitário dos estudantes na Escola municipal Frei Ambrósio, quando deveria ter sido instalada na parte externa deste local. Destacamos que nenhuma imagem foi captada pelo citado aparelho, eis que não foi colocado em funcionamento. a instalação foi interrompida no momento imediato em que tomamos ciência da irregularidade por meio de comunicação da gestão da instituição de ensino”.
A Prefeitura também lamentou os transtornos cometidos pelo equívoco e ratificou seu compromisso com a educação municipal. “Lamentamos imensamente todos os transtornos e constrangimentos causados por esse equivoco e que reafirmamos nosso compromisso de trabalhar continuamente para proporcionar ao estudante municipal as melhores condições de ensino e maior acolhimento”. Finalizou o executivo.
Foto capa : reprodução google street view