Publicado
2 anos atrásem
Por
Emilio CostaA Prefeitura de Santo Antônio do Monte está combatendo um incêndio criminoso no lixão do município. Segundo moradores, o fogo começou na última quinta-feira (20).
O departamento de jornalismo da Rádio 96,1FM recebeu denúncias de moradores sobre a fumaça tóxica que está tomando conta das comunidades do entorno. “Essa fumaça está chegando com muita força. Tem gente aqui com alergia; com problemas respiratórios. E nessa época do ano a qualidade do ar já não é tão boa”, disse um ouvinte que prefere não se identificar.
Nós entramos em contato com a prefeitura que informou que o Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado e tentou o combate com água e espuma, mas a estratégia não obteve sucesso. Por isso, equipes da Secretaria de Obras estão no local, conforme detalha o secretário Flávio de Oliveira Neto.
“Estamos com três caminhões e uma pá carregadeira combatendo o incêndio criminoso. Estamos aterrando o lixo e fazendo aceiros, para inibir a ação de vândalos que tem o intuito de atear fogo no aterro”, disse.
Ainda segundo o responsável pela pasta, foi desempenhado um trator de esteira para acomodação e compactação do lixo. “Mesmo com a entrada fechada, pessoas passam na área e colocam fogo nas laterais do aterro de forma clandestina. Estamos lá desde segunda-feira combatendo o fogo, mas dessa vez eles colocaram fogo pra todo lado em vários pontos”, completou.
Em 2014 foi criado em Nova Serrana, o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Centro Oeste Mineiro (CIAS), com o objetivo de buscar soluções para o tratamento e a destinação final dos resíduos sólidos urbanos. Atualmente, o prefeito Léo Camilo, de Santo Antônio do Monte, é o presidente do consórcio.
Nós questionamos o Secretário Executivo do Cias Centro Oeste, Célio Cabral de Sousa Júnior, sobre o andamento pelo fim do lixão da cidade e também dos outros 33 municípios. Segundo ele, está sendo feito o estudo de modelagem e estruturação de projeto de gestão de resíduos sólidos e limpeza urbana.
A consultoria é elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), e com base nas informações apuradas, o consórcio receberá a indicação da modelagem que atende às exigências da região e, dessa forma, estará apto a buscar parceiros e recursos, no âmbito dos Programas de Parceria de Investimentos (PPI), do governo federal.
A previsão é de que até dezembro de 2023 seja publicado o edital para selecionar a empresa que terá concessão do serviço pelos próximos 30 anos.
(VH News)
Prefeitura de Nova Serrana entrega nova UBS no bairro Luzia Maria dos Santos, com capacidade para atender 2.500 pessoas
Construção de unidade da APAC gera polêmica em Nova Serrana
Nova Serrana amplia atendimento de hemodiálise no Hospital São José
Exposição fotográfica revela belezas ocultas da natureza em Nova Serrana; saiba como visitar
Explosão acontece em Santo Antônio do Monte após tambor de pólvora pegar fogo
Semana da Yoga e práticas meditativas será incluída no calendário de eventos do município
Facebook Twitter WhatsAppAtendendo solicitação do Ministério Público, o juiz de Direito da Comarca de Pará de Minas, Thomas Ferreira Espechit...
Facebook Twitter WhatsAppA Câmara Municipal de Itaúna rebateu nesta quarta-feira (16) informações que envolvem a locação de um Toyota Corolla...
Facebook Twitter WhatsAppA identificação realizada por legistas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 1991 e que havia apontado que...
Facebook Twitter WhatsAppUm Honda HR-V adquirido pela Prefeitura em 2019 e utilizado, na gestão anterior, como carro oficial pelo ex-prefeito...
Facebook Twitter WhatsAppA ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, deu entrada no Hospital Brasília na tarde...