O departamento de jornalismo da Rádio 96,1FM recebeu denúncias de moradores sobre a fumaça tóxica que está tomando conta das comunidades do entorno. “Essa fumaça está chegando com muita força. Tem gente aqui com alergia; com problemas respiratórios. E nessa época do ano a qualidade do ar já não é tão boa”, disse um ouvinte que prefere não se identificar.
Nós entramos em contato com a prefeitura que informou que o Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado e tentou o combate com água e espuma, mas a estratégia não obteve sucesso. Por isso, equipes da Secretaria de Obras estão no local, conforme detalha o secretário Flávio de Oliveira Neto.
“Estamos com três caminhões e uma pá carregadeira combatendo o incêndio criminoso. Estamos aterrando o lixo e fazendo aceiros, para inibir a ação de vândalos que tem o intuito de atear fogo no aterro”, disse.
Ainda segundo o responsável pela pasta, foi desempenhado um trator de esteira para acomodação e compactação do lixo. “Mesmo com a entrada fechada, pessoas passam na área e colocam fogo nas laterais do aterro de forma clandestina. Estamos lá desde segunda-feira combatendo o fogo, mas dessa vez eles colocaram fogo pra todo lado em vários pontos”, completou.
Extinção do lixão
Em 2014 foi criado em Nova Serrana, o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Centro Oeste Mineiro (CIAS), com o objetivo de buscar soluções para o tratamento e a destinação final dos resíduos sólidos urbanos. Atualmente, o prefeito Léo Camilo, de Santo Antônio do Monte, é o presidente do consórcio.
Nós questionamos o Secretário Executivo do Cias Centro Oeste, Célio Cabral de Sousa Júnior, sobre o andamento pelo fim do lixão da cidade e também dos outros 33 municípios. Segundo ele, está sendo feito o estudo de modelagem e estruturação de projeto de gestão de resíduos sólidos e limpeza urbana.
A consultoria é elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), e com base nas informações apuradas, o consórcio receberá a indicação da modelagem que atende às exigências da região e, dessa forma, estará apto a buscar parceiros e recursos, no âmbito dos Programas de Parceria de Investimentos (PPI), do governo federal.
A previsão é de que até dezembro de 2023 seja publicado o edital para selecionar a empresa que terá concessão do serviço pelos próximos 30 anos.
(VH News)