Governo Municipal
Prefeitura de Nova Serrana inicia vacinação contra raiva animal começa nesta segunda-feira
Começa nesta segunda-feira dia, 01 de julho, a Campanha de Vacinação contra Raiva Animal em Nova Serrana. A campanha será dividida em duas etapas: a primeira acontece na Zona Rural, de 1 a 30 de julho. A segunda etapa é na Zona Urbana, nos dias 10 e 17 de agosto.
Zona Rural
Durante a semana, a vacinação na Zona Rural acontecerá em fazendas, chácaras e sítios, onde a equipe de vacinação percorrerá de casa em casa. Em algumas comunidades, haverá pontos fixos em praças, poliesportivos e PSF’s.
Confira o cronograma completo com locais e horários de vacinação no final da matéria.
Zona Urbana
Já no perímetro urbano, a vacinação é dividida acontecerá nos sábados dias 10 e 17 de agosto, em escolas, igrejas, campos de futebol, PSF’s e outros locais de acordo com o cronograma.
Vacinação
Em Nova Serrana, de acordo com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a estimativa da população animal é 13.700 cães e 1.500 gatos. A meta é vacinar toda população canina e felina do município.
O veterinário do Centro de Zoonoses de Nova Serrana, Emerson Silva, fala da importância da campanha.
“A raiva é uma zoonose (doença transmitida dos animais para o homem ou vice e versa). Causada por um vírus que acomete o sistema nervoso central de todos os mamíferos. O principal transmissor da raiva é o morcego, que através da mordedura, arranhadura ou lambedura transmite o vírus aos outros animais. A forma de prevenção contra a raiva é a vacinação, que deve ser feita todos os anos. Dessa forma é importante que todos os proprietários de cães e gatos levem seus animais para serem vacinados, controlando a circulação do vírus da raiva animais domésticos e, por consequência, prevenindo a raiva humana”.
Dicas ao levar seu animal para vacinar:
- Leve-o amarrado com coleira e guia ou caixa de transporte;
- Não deixe crianças levarem os animais;
- Leve o cartão de vacina do animal;
- Filhotes a partir de 90 dias devem ser vacinados;
- Animais doentes não devem ser vacinados;
- Cadelas e gatas gestantes e lactantes podem ser vacinadas.
Confira abaixo o calendário de vacinação na área rural e urbana. Para mais informações os interessados devem entrar em contato com o setor de Zoonoses pelo telefone 3226-4017.